Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Pequeno Noah encontrado com vida. Foi descoberto por populares

A criança, de apenas dois anos, foi encontrada com vida, ao início da noite desta quinta-feira. Foram populares que descobriram Noah, informou a GNR, sem precisar mais dados sobre como foi encontrado o menino que terá percorrido "cerca de dez quilómetros".

Pequeno Noah encontrado com vida. Foi descoberto por populares
Notícias ao Minuto

19:54 - 17/06/21 por Notícias ao Minuto

País Idanha-a-Nova

Noah, o menino de dois anos e meio, que estava desaparecido há já mais de 35 horas, foi encontrado com vida, por pessoas que integravam as equipas coordenadas pela GNR, numa zona florestal perto do perímetro onde decorriam as buscas.

"Foi encontrado com vida, num desaparecimento que deverá ser considerado espontâneo", adiantou à agência Lusa o coordenador da Polícia Judiciária (PJ) da Guarda, acrescentando que o menino "estará fragilizado" e "vai ser assistido hospitalarmente".

Em conferência de imprensa, o capitão Jorge Massano, da GNR, confirmou a "conclusão da operação com sucesso", revelando que o menino está neste momento a ser "sujeito a avaliação médica".

A criança "terá sido encontrada cerca das 20h00 na torre de busca, alargada durante esta tarde", a cerca de "quatro quilómetros em linha reta da habitação", ainda na zona de Proença-a-Velha, mas muito próximo da povoação de Medelim, existindo "a possibilidade de ter percorrido cerca de dez quilómetros".

Segundo vários meios de comunicação, o menino terá sido encontrado sem roupa, com sinais vitais embora com ferimentos, tendo sido encaminhado para uma unidade de saúde mais próxima de Proença-a-Velha. Confrontado com estas questões, a GNR confirmou apenas que a "criança está bem", sem adiantar mais pormenores.

Quase dois dias de buscas que tiveram um final feliz

Durante as últimas horas, dezenas de voluntários, muitos deles estrangeiros, participaram nas buscas pela criança que, recorde-se, desapareceu na manhã de ontem em Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco.

Esta tarde, o capitão Jorge Massano, da GNR de Castelo Branco, anunciou que as buscas iam ser alargadas "de fora para dentro, com recurso a veículos todo o terreno", para tentar encontrar a criança.

O "esforço das buscas" passou então a incidir numa área onde foi encontrada uma bota e uns calções de criança, e que ficava a cerca de 1.300 metros do sítio onde já tinha sido encontrada uma camisola e pegadas de criança.

Segundo Jorge Massano, nas operações desta tarde, estiveram envolvidos 127 elementos, entre GNR, bombeiros, proteção civil municipal, sapadores florestais e voluntários civis, com apoio de equipas cinotécnicas, drones e mergulhadores, que vistoriaram poços e linhas de água.

[Notícia atualizada às 20h50]

Leia Também: Três casos de crianças portuguesas desaparecidas encontradas com vida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório