O FC Porto partiu há cerca de duas semanas para os Estados Unidos da América com o intuito de participar no Mundial de Clubes. Na bagagem a comitiva liderada por André Villas-Boas levava o sonho de dar boa conta de si nesta primeira participação nesta prova.
"Um grande sentido de responsabilidade no início, ambicionamos passar aos oitavos de final, é o objetivo que é alcançável para o nível do FC Porto. Temos um cruzamento importante com as equipas que vêm do outro grupo, independentemente do que acontecer no mesmo, mas temos essa ambição. Vamos lutar pelas vitórias, ter um bom arranque, dar por terminada esta época e dar início à seguinte", disse André Villas-Boas, presidente do FC Porto, aos jornalistas, no momento em que a equipa partia do aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Invicta, rumo a solo norte-americano. Mas as coisas não têm corrido de feição aos azuis e brancos.
É certo que o objetivo ainda não caiu, mas está cada vez mais difícil. Embora ninguém no grupo de trabalho tinha atirado a toalha ao chão, o apuramento para os oitavos de final Mundial de Clubes está muito complicado e, mais do que esta situação, o conjunto portista está dependente de um resultado de terceiros para sonhar com a qualificação.
O cenário de um eventual regresso a casa depois do jogo com os egípcios do Al Ahly trará consigo um rude golpe financeiro, ainda que o FC Porto já tenha amealhado uma boa quantia até ao momento. A entrada direta e consequente participação no Mundial de Clubes, prova organizada pela FIFA trouxe um encaixe financeiro de 15 milhões de euros.
Após o empate na ronda inaugural da competição, em Nova Jérsia, diante do Palmeiras, de Abel Ferreira, os dragões acrescentaram ao valor referido mais 920 mil euros. Agora, e após a derrota diante do Inter Miami, o FC Porto poderá alcançar apenas mais 1,85 milhões de euros, isto se sair vencedor do encontro desta terça-feira (2h00) frente ao Al Ahly. Para já, o clube português recebeu 15, 92 milhões de euros com esta participação.
Mas a soma total pode aumentar. Há ainda a hipótese, ainda que remota, nesta altura, de os azuis e brancos conseguirem um bilhete para os oitavos de final do Mundial de Clubes. Para tal, terão de esperar que o Inter Miami derrote o Palmeiras e fazer contas à diferença de golos para saber se passam ou não aos oitavos de final. Uma eventual eliminação retiraria 6,9 milhões de euros aos cofres do conjunto azul e branco.
Azuis e brancos já conhecem árbitro da partida
Entretanto e no decorrer da manhã deste sábado, a FIFA nomeou o árbitro venezuelano Jesus Valenzuela para apitar o FC Porto-Al Ahly. O árbitro sul-americano, de 41 anos, já dirigiu no Mundial de Clubes o Chelsea-Los Angeles FC, do grupo D.
O juiz sul-americano será acompanhado pelos também venezuelanos Jorge Urrego e Tulio Moreno, como assistentes, e Omar Al Ali, dos Emirados Árabes Unidos, como 4.º árbitro. Esta será a primeira vez na sua carreira que Valenzuela arbitrará um jogo de uma equipa portuguesa.
Leia Também: Martín Anselmi com dor de cabeça antes do duelo com o Al Ahly