Powered bySolverde
Disclaimer

Soam os alarmes. FC Porto pode ver 'fugir' jackpot no Mundial de Clubes

Azuis e brancos terão de fazer muitas contas para garantir a qualificação para os oitavos de final do Mundial de Clubes, que está a decorrer nos Estados Unidos da América. Eliminação ditará muitos milhões de euros fora dos cofres.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
22/06/2025 08:01 ‧ há 3 semanas por Rodrigo Querido

Desporto

Mundial de Clubes

O FC Porto partiu há cerca de duas semanas para os Estados Unidos da América com o intuito de participar no Mundial de Clubes. Na bagagem a comitiva liderada por André Villas-Boas levava o sonho de dar boa conta de si nesta primeira participação nesta prova.

 

"Um grande sentido de responsabilidade no início, ambicionamos passar aos oitavos de final, é o objetivo que é alcançável para o nível do FC Porto. Temos um cruzamento importante com as equipas que vêm do outro grupo, independentemente do que acontecer no mesmo, mas temos essa ambição. Vamos lutar pelas vitórias, ter um bom arranque, dar por terminada esta época e dar início à seguinte", disse André Villas-Boas, presidente do FC Porto, aos jornalistas, no momento em que a equipa partia do aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Invicta, rumo a solo norte-americano. Mas as coisas não têm corrido de feição aos azuis e brancos.

É certo que o objetivo ainda não caiu, mas está cada vez mais difícil. Embora ninguém no grupo de trabalho tinha atirado a toalha ao chão, o apuramento para os oitavos de final Mundial de Clubes está muito complicado e, mais do que esta situação, o conjunto portista está dependente de um resultado de terceiros para sonhar com a qualificação.

O cenário de um eventual regresso a casa depois do jogo com os egípcios do Al Ahly trará consigo um rude golpe financeiro, ainda que o FC Porto já tenha amealhado uma boa quantia até ao momento. A entrada direta e consequente participação no Mundial de Clubes, prova organizada pela FIFA trouxe um encaixe financeiro de 15 milhões de euros.

Após o empate na ronda inaugural da competição, em Nova Jérsia, diante do Palmeiras, de Abel Ferreira, os dragões acrescentaram ao valor referido mais 920 mil euros. Agora, e após a derrota diante do Inter Miami, o FC Porto poderá alcançar apenas mais 1,85 milhões de euros, isto se sair vencedor do encontro desta terça-feira (2h00) frente ao Al Ahly. Para já, o clube português recebeu 15, 92 milhões de euros com esta participação.

Mas a soma total pode aumentar. Há ainda a hipótese, ainda que remota, nesta altura, de os azuis e brancos conseguirem um bilhete para os oitavos de final do Mundial de Clubes. Para tal, terão de esperar que o Inter Miami derrote o Palmeiras e fazer contas à diferença de golos para saber se passam ou não aos oitavos de final. Uma eventual eliminação retiraria 6,9 milhões de euros aos cofres do conjunto azul e branco.

Ficar nos EUA? As contas de Benfica e FC Porto no Mundial de Clubes

Ficar nos EUA? As contas de Benfica e FC Porto no Mundial de Clubes

Encarnados e azuis e brancos estão em dois planos diferentes no que diz respeito ao possível apuramentos para os oitavos de final do Mundial de Clubes, quando têm pela frente apenas mais um jogo na fase de grupos.

Rodrigo Querido | 12:41 - 21/06/2025

Azuis e brancos já conhecem árbitro da partida

Entretanto e no decorrer da manhã deste sábado, a FIFA nomeou o árbitro venezuelano Jesus Valenzuela para apitar o FC Porto-Al Ahly. O árbitro sul-americano, de 41 anos, já dirigiu no Mundial de Clubes o Chelsea-Los Angeles FC, do grupo D.

O juiz sul-americano será acompanhado pelos também venezuelanos Jorge Urrego e Tulio Moreno, como assistentes, e Omar Al Ali, dos Emirados Árabes Unidos, como 4.º árbitro. Esta será a primeira vez na sua carreira que Valenzuela arbitrará um jogo de uma equipa portuguesa.

Leia Também: Martín Anselmi com dor de cabeça antes do duelo com o Al Ahly

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Adriano Baganha, antigo selecionador nacional de basquetebol

Óbito

Morreu Adriano Baganha, antigo selecionador nacional de basquetebol

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Fórmula 1

McLaren domina F1 com mais do dobro dos pontos da segunda classificada

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas