Procurar

Kalle Rovanperä: Da Super Fórmula japonesa até à Fórmula 1?

Kalle Rovanperä anunciou esta quinta-feira, 9 de outubro, a saída do Mundial de Ralis (WRC) para a Super Fórmula japonesa em 2026. Quer, agora, atingir o patamar mais alto nos circuitos.

Kalle Rovanperä: Da Super Fórmula japonesa até à Fórmula 1?

© Michael Jurtin / Red Bull Content Pool

Bernardo Matias
10/10/2025 08:34 ‧ há 5 horas por Bernardo Matias

Auto

WRC

No próximo ano, Kalle Rovanperä vai estrear-se nas corridas de fórmula, ao trocar o Mundial de Ralis (WRC) pela Super Fórmula japonesa. Continuará a ter o apoio da Toyota Gazoo Racing.

 

Aos 25 anos de idade, o bicampeão do mundo de ralis vai, assim, abrir um novo capítulo totalmente diferente na sua carreira - com os desafios inerentes a uma disciplina que lhe é desconhecida. O topo da 'escada' dos monolugares é a Fórmula 1, mas nem todos lá chegam. Será essa a meta derradeira de Rovanperä?

Segundo o site especializado em ralis Dirt Fish, o finlandês foi questionado sobre se a sua pretensão é chegar à Fórmula 1 ou ao Mundial de Resistência, ao que retorquiu: "Neste momento, só sei dos meus planos para os próximos anos. Sei que irei para a Super Fórmula e, depois disto, iremos trabalhar para o próximo passo, que seria a Fórmula 2, e veremos como tudo corre".

Quanto à Fórmula 1 em específico, Rovanperä não descarta que seja um possível objetivo: "Não vos consigo dizer qual será o meu derradeiro objetivo. Disse-vos que é o nível mais alto. A Fórmula 1 é o nível mais alto mas, como é óbvio, há tantos campeonatos e eventos interessantes nos circuitos. Se me perguntarem se quero fazer Le Mans um dia, é claro. Se tiver a hipótese, quero fazer Le Mans e quero fazer todas essas grandes corridas".

Determinado em trabalhar para chegar "ao nível mais alto", o nórdico considera que tem o tempo do seu lado por ter 25 anos, embora reconheça que "o tempo está sempre a passar" e vai enfrentar "jovens pilotos" apoiados por construtores.

Experiência em circuitos

Apesar de ter concentrado a sua carreira nos ralis, Kalle Rovanperä tem uma pequena experiência em circuitos: no ano passado, fez uma época a tempo parcial no WRC para se 'aventurar' na Porsche Carrera Cup no Benelux e em Itália.

Em janeiro deste ano, disputou as 24 Horas do Dubai e, em novembro de 2024, experimentou um Fórmula 1 da Red Bull no Red Bull Ring - numa experiência que incluiu preparação em modelos de Fórmula 4 e de Fórmula Renault 3.5.

Uma chegada futura de Rovanperä à F1 não será fácil ao partir da Super Fórmula: na última década, apenas três pilotos deram esse salto: Liam Lawson, Pierre Gasly e Stoffel Vandoorne. Já o último vencedor do campeonato nipónico a atingir a categoria rainha foi Ralph Firman em 2003.

Estrear-se nos monolugares aos 25 anos também não joga a favor do bicampeão do mundo de ralis, tendo em conta o tempo necessário não só para se adaptar, como também para 'escalar' os patamares até à F1.

Leia Também: Surpresa nos ralis: Bicampeão mundial troca WRC pelos fórmulas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10