Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Assembleia dos Açores aprova reduzir período experimental para 90 dias

Os deputados na Assembleia Legislativa dos Açores aprovaram hoje uma proposta do BE para reduzir o período experimental de trabalho de 180 para 90 dias, que teve os votos favoráveis do proponente, do PSD, CDS-PP, PPM e PAN.

Assembleia dos Açores aprova reduzir período experimental para 90 dias
Notícias ao Minuto

21:13 - 15/06/21 por Lusa

País Trabalho

A iniciativa contou com a abstenção do PS e de um dos deputados do Chega (Carlos Furtado) e o voto contra da Iniciativa Liberal e do outro parlamentar do Chega (José Pacheco), no plenário da Assembleia Regional que decorre na cidade da Horta, na ilha do Faial.

Na apresentação da proposta, o líder do BE/Açores, António Lima, lembrou que a mais recente alteração ao Código de Trabalho na Assembleia da República em 2019 aumentou o período experimental de 90 para 180 dias.

"Esta alteração, apresentada com a falsa justificação de que seria uma forma de combater o recurso abusivo aos contratos a prazo, apenas veio trazer mais um fator de instabilidade para esses trabalhadores", afirmou o bloquista no plenário.

O BE propôs que, nos Açores, "o período experimental seja reduzido para 90 dias para todos os trabalhadores, mantendo-se os 180 dias apenas para os cargos de elevada complexidade técnica, responsabilidade ou que pressuponham especial qualificação".

No debate, o secretário regional da Juventude, Emprego e Qualificação Profissional, Duarte Freitas, realçou que a "pobreza e a exclusão social", que "caracterizam a região", vêm "associadas à precariedade".

O governante declarou que qualquer iniciativa que vise a "diminuição da precariedade é sempre vista com bons olhos pelo Governo dos Açores".

O porta-voz do PAN/Açores, Pedro Neves, enalteceu a iniciativa e disse que o partido "não tem medo de aprovar aquilo que é mais do que justo", apesar de a proposta poder levantar "problemas constitucionais".

A deputada do PSD Sabrina Furtado destacou que o partido tem "sempre muita atenção" para as medidas de combate à precariedade, defendendo que a redução do período experimental "confere mais esperança para os trabalhadores planearem a sua vida".

O parlamentar socialista João Vasco Costa disse ter "sérias dúvidas sobre a legitimidade da Assembleia Regional legislar sobre questões" do Código de Trabalho, mas considerou que se pode "testar" os "limites" dos poderes regionais.

O deputado Pedro Pinto, do CDS-PP, considerou a medida importante para "trazer mais estabilidade" aos trabalhadores e para incentivar a fixação de jovens no arquipélago.

O líder do PPM/Açores, Paulo Estêvão, disse ser necessário "criar mecanismos para combater a precariedade" e para apoiar as empresas durante a atual crise provocada pela covid-19. 

O líder parlamentar do Chega/Açores, Carlos Furtado, defendeu que o período de 90 dias é "insuficiente para uma adaptação plena" do trabalhador.

O deputado da IL, Nuno Barata, afirmou que a proposta do BE encerra um "certo complexo ideológico" e defendeu os seis meses de período experimental como "uma oportunidade para o trabalhador demonstrar que é uma mais-valia" para a empresa.

Hoje, os deputados também aprovaram por unanimidade uma iniciativa do PSD/CDS-PP/PPM para encurtar os períodos de resposta do Governo Regional às perguntas dos deputados de 60 para 30 dias.

O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM é suportado na Assembleia Regional pelos partidos que integram o governo e pelo Chega e Iniciativa Liberal.

O Tribunal Constitucional declarou inconstitucional a norma do Código do Trabalho que alargou o período experimental para 180 dias aos trabalhadores à procura do primeiro emprego que já tinham sido anteriormente contratados a prazo por pelo menos 90 dias.

Leia Também: Açores com mais de mil vacinados em São Jorge. No Pico arranca 6.ª feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório