Desmantelada rede de distribuição de droga que passava por Portugal

'Operação Carvão' foi desencadeada pela Polícia Judiciária e o Cuerpo Nacional de Policia de Espanha.

Notícia

© Global Imagens

Notícias ao Minuto
01/06/2021 11:35 ‧ 01/06/2021 por Notícias ao Minuto

País

Polícia Judiciária

A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária (PJ), e a Unidad de Drogas y Crimen organizado do Cuerpo Nacional de Policia de Espanha, desencadearam, recentemente a 'Operação Carvão' de combate ao tráfico internacional de estupefacientes por via marítima. Na sequência desta, "foi possível desmantelar uma das mais importantes organizações criminosas de distribuição de cocaína no País Basco", informa-se esta terça-feira.

Em comunicado, a PJ informa que a organização em causa "era liderada por um indivíduo com largos antecedentes policiais" e socorria-se de "diversas empresas para proceder à importação de grandes quantidades de cocaína em contentores".

A investigação iniciou-se em Portugal "há mais de um ano" e, nesta, "foi recolhida informação de que a referida organização poderia estar a efetuar importações de através de portos marítimos nacionais".

Em articulação com a Autoridade Tributária e Aduaneira, chegou-se à identificação e localização, no Porto de Sines, "de dois contentores de carvão provenientes de um país da América Latina num dos quais se ocultava uma importante quantidade de cocaína acondicionada em várias dezenas de sacos dos mais de mil e trezentos, que acondicionavam o carvão."

"A droga em causa, que à vista desarmada se confundia inteiramente com pedaços de carvão", explica ainda a PJ, "foi transformada na origem através de um complexo processo químico normalmente utilizado por cartéis colombianos e mexicanos na dissimulação da cocaína, tornando, dessa forma, extremamente difícil a sua deteção".

Na sequência da deteção do estupefaciente no Porto de Sines e "tendo-se constatado que o mesmo se destinaria provavelmente a Espanha", o Ministério Público de Santiago do Cacém, autorizou que se procedesse a uma entrega controlada.

A mesma nota acrescenta que os "contentores foram seguidos, sempre sob apertada vigilância policial e durante mais de 800 quilómetros, até ao seu destino final, um armazém situado na cidade de Medina del Campo", na região de Castilla y León, em Espanha, "onde a droga, num total de 862 quilos, foi apreendida e se procedeu à detenção de três homens, entre eles o alegado líder da organização criminosa".

[Notícia atualizada às 11h43]

Leia Também: Portuguesa grávida morre atropelada em frente ao marido no Reino Unido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas