Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Realojamento no Zmar. Operação da GNR decorreu sem "incidentes"

Guarda Nacional Republicana (GNR) diz que a sua atuação no realojamento de imigrantes no Zmar, em Odemira, visou garantir a segurança e o transporte dos cidadãos. A operação, sublinha a autoridade, decorreu "sem incidentes".

Realojamento no Zmar. Operação da GNR decorreu sem "incidentes"
Notícias ao Minuto

09:26 - 06/05/21 por Melissa Lopes

País Odemira

A Guarda Nacional Republicana (GNR) esclarece, na manhã desta quinta-feira, que a sua atuação no realojamento dos imigrantes no complexo Zmar, esta madrugada, "surgiu na sequência de um pedido de apoio dos Serviços da Proteção Civil Municipal de Odemira, para garantir as condições de segurança de cidadãos a deslocar para as instalações do ZMar Eco Experience". 

A autoridade justifica ainda que, na sequência da decisão do Governo de decretar a requisição temporária, por motivos de urgência e de interesse público e nacional daquele empreendimento, durante a madrugada de hoje, pelas 4h00, a GNR "apoiou a referida operação para garantir as condições de segurança no transporte dos cidadãos em apreço"

A operação contou com o reforço do Comando Territorial de Beja e da Unidade de Intervenção, tendo decorrido "sem incidentes", sublinhou a GNR no comunicado. 

Cerca de 50 imigrantes que trabalham na agricultura na região de Odemira foram realojados durante a noite no complexo turístico Zmar e na Pousada da Juventude de Almograve, disse à Lusa fonte da Proteção Civil. 

Segundo o responsável da Proteção Civil no Alentejo, José Ribeiro, no Zmar foram realojadas cerca de 30 pessoas e na Pousada da Juventude em Almograve 21.

De acordo com a SIC Notícias, a GNR mobilizou, para o efeito, um contingente musculado de homens armados e cães para entrar de forma forçada no empreendimento Zmar. Algo que os proprietários criticaram, considerando que a operação montada pela GNR foi "desproporcional" e "deplorável".

Leia Também: Cerca de 50 imigrantes realojados no Zmar e na Pousada da Juventude

Recomendados para si

;
Campo obrigatório