Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Em aniversário, PSP conta como se formou a unidade de 'cães polícias'

A "vertente cinotécnica na PSP remonta aos anos trinta do século XX".

Em aniversário, PSP conta como se formou a unidade de 'cães polícias'
Notícias ao Minuto

22:12 - 05/05/21 por Notícias ao Minuto

País PSP

O Grupo Operacional Cinotécnico (GOC) da PSP, que trabalha com os 'cães polícia', é uma das cinco subunidades operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) que celebra, esta quarta-feira, o seu 13.º aniversário.

Para não deixar a data passar em branco, a força policial partilhou um breve resumo sobre a história da unidade policial que conta com elementos de quatro patas. 

Contrariamente ao pensamento comum, começa por explicar a força policial, a "vertente cinotécnica na PSP remonta aos anos trinta do século XX, tendo-se inspirado inicialmente nas escolas alemã e italiana".

No entanto, foi em 1939 que surgiu "o primeiro canil conhecido em Portugal para albergar especificamente cães para apoio à atividade policial". Mais tarde, em 1954, elementos provenientes dos Comandos de Lisboa e Porto, passam a integrar "o Pelotão Cinotécnico da Polícia do Estado da Índia".

Cerca de 50 anos depois, em 2000, foi aprovado o efetivo cinotécnico nacional e o Pelotão Cinotécnico passou a designar-se pela "atual denominação".

Finalmente, a 3 de abril de 2002, o o GOC, como Unidade no seio da PSP, é criado ficando integrado no Corpo de Intervenção. "Esta data foi adotada para as comemorações anuais do GOC, que, em 31 Agosto de 2007, com a implementação da nova Lei Orgânica da PSP, se autonomizou do Corpo de Intervenção, passando a integrar uma das cinco subunidades desta nova estrutura da Polícia", conta a PSP, num texto divulgado nas redes sociais. 

A polícia sublinha ainda que o trabalho desenvolvido com o apoio dos 'cães polícias' tem se tornado numa atividade cada vez mais relevante na "operacionalidade da PSP, nomeadamente, na Ordem Pública e Intervenção Tática, Deteção de Armas e Estupefacientes, Deteção de Explosivos e Busca e Salvamento".

Leia Também: A incrível história de Ziggy, cão raptado em Paris e encontrado em Cannes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório