Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Num dia, 50 mil portugueses agendaram vacinação. "É algo impressionante"

Auto-agendamento para a vacinação contra a Covid-19 já está disponível para quem tem 65 anos ou mais.

Num dia, 50 mil portugueses agendaram vacinação. "É algo impressionante"
Notícias ao Minuto

17:14 - 23/04/21 por Notícias ao Minuto

País Gouveia e Melo

No dia em que foi lançado o portal de auto-agendamento para a vacinação contra a Covid-19, para quem tem 65 anos ou mais, o coordenador da Task-Force, Henrique Gouveia e Melo, anunciou, na sessão de apresentação do sistema, que, a partir da próxima semana, "vão ser vacinadas, em média, 100 mil pessoas por dia".

De acordo com o vice-almirante, "o portal vai facilitar imenso o acesso dos cidadãos ao processo de vacinação" e ajudar as autoridades de saúde no mesmo.

"O processo tem de ser auxiliado pelos cidadãos que devem pedir para serem vacinados dentro das suas faixas etárias", alertou Gouveia e Melo, clarificando que "este é um processo feito por faixas etárias e, conforme as faixas etárias vão sendo vacinadas, vão abrindo as faixas etárias debaixo e as pessoas vão-se auto-agendando".

Já Luís Goes Pinheiro, presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, revelou que, pelo menos, 50 mil pessoas já agendaram o dia e hora para tomar a sua vacina contra a Covid-19.

"O processo é simples, nasceu hoje e já tivemos 50 mil agendamentos, o que é algo impressionante", realçou.

Para já, só podem fazer marcações os utentes que têm 65 ou mais anos, que ainda não foram vacinados com nenhuma dose e não tiveram a doença.

Após aceder ao site, explicou o responsável, para fazer o agendamento, basta introduzir um conjunto de dados que "encaminham o utente para escolher o local de vacinação". Será pedido um número de telemóvel e, posteriormente, que escolha uma data.

"Escolhendo a data, ficará confirmado o pedido de agendamento", esclareceu ainda Luís Goes Pinheiro, acrescentando que, caso se esgotem as datas, pode alterar-se o dia ou o local e, se não existirem mais vagas para o local escolhido, este pode ser alterado, ou pode ficar-se em lista de espera.

No final do processo, é disponibilizado um comprovativo de agendamento que necessita apresentar em caso de cancelamento.

É ainda enviada uma mensagem para o número de telemóvel inserido, à qual deve responder, "num processo semelhante quando a convocatória é feita pelas unidades de saúde".

Por isso, já sabe, tem 65 ou mais anos e ainda não foi vacinado pode agendar a sua inoculação contra a Covid-19 aqui

Leia Também: AO MINUTO: EMA insiste na AstraZeneca, segunda dose não deve ser adiada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório