Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Novo Pacto de Cooperação para setor social pode ser fechado a 20 de abril

As instituições de solidariedade social podem fechar no próximo dia 20 de abril uma revisão do Pacto de Cooperação com o Estado, adiantou o presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) em entrevista a um 'podcast' do PS.

Novo Pacto de Cooperação para setor social pode ser fechado a 20 de abril
Notícias ao Minuto

07:47 - 15/04/21 por Lusa

País UMP

Segundo Manuel Lemos, presidente da UMP, em entrevista ao 'podcast' do PS 'Política com Palavra', o setor "tem estado a trabalhar" com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e com Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem acompanhado o setor social no processo de negociação com o Governo.

"No próximo dia 20 vamos, se não fechar, ficar muito perto de encerrar [as negociações]. Só estamos separados por três pontinhos para eventualmente celebrar esse pacto", disse Manuel Lemos, sem adiantar pormenores sobre os termos do novo acordo com o Estado.

Segundo o presidente da UMP, a proposta de rever o Pacto de Cooperação com o setor social -- assinado em 1996 quando o primeiro-ministro era António Guterres -- surgiu em setembro passado, numa ida dos representantes das instituições de solidariedade social ao Palácio de São Bento para uma conversa com o primeiro-ministro, António Costa, que "agarrou a ideia com ambas as mãos".

O presidente da UMP fez ainda um "balanço muito positivo" do processo de vacinação nos lares de idosos, apontando que nos últimos 15 dias não se registou qualquer óbito nas mais de 400 instituições das misericórdias portuguesas. Defendeu ainda que a decisão de começar por vacinar os mais velhos contra a covid-19 "foi corajosa".

Manuel Lemos confirmou que este será o seu último mandato à frente da UMP afirmando que "é preciso dar lugar a outros".

Leia Também: Governo entrega hoje Programa de Estabilidade no parlamento

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório