Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Temos de ser muito mais eficientes na gestão do recurso água"

Ministro do Ambiente deu uma entrevista no âmbito do Dia Mundial da Água à RTP 2.

"Temos de ser muito mais eficientes na gestão do recurso água"
Notícias ao Minuto

22:52 - 22/03/21 por Notícias ao Minuto

País Matos Fernandes

O ministro do Ambiente e da Ação Climática esteve, esta segunda-feira, na RTP 2, a dar uma entrevista no âmbito do Dia Mundial da Água.

Questionado sobre o facto de ter admitido, hoje, na abertura do Congresso da Água, que se realiza esta semana em formato virtual, que o preço da água deve aumentar face à sua escassez, João Pedro Matos Fernandes não respondeu diretamente à pergunta, mas salientou que "temos de ser muito mais eficientes na gestão dos recurso água".

Apesar de garantir que, nos últimos 20/25 anos, foi feito "muito" em relação a este recurso e que foram investidos, por vários governos, 11 mil milhões de euros, Matos Fernandes admite que água está "a fugir à nossa frente", por isso, é necessário ser "extraordinariamente eficiente" com a gestão deste recurso a partir de agora.

"Temos um país onde a sul do Tejo chove muito menos do que chovia no passado e a perspetiva é que, em função das alterações climáticas, daqui a 20 anos, a quantidade de água da chuva se reduza em 30%. Por isso, nós temos de ser extraordinariamente eficientes e temos que ter sistemas que sejam equilibrados do ponto de vista económico-financeiro. Se não fizermos isso, a degradação da qualidade de serviços e a degradação ambiental é o passo seguinte", explicou.

Recorde-se que o Dia Mundial da Água celebra-se, anualmente, no dia 22 de março. Este dia é um alerta para as populações e para os governos, tendo em conta a necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso que se está a tornar escasso.

Leia Também: PSP investiga água avermelhada que surgiu hoje em ribeira de Santo Tirso

Recomendados para si

;
Campo obrigatório