Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Constança já tem o medicamento. “O começo de uma nova vida”

Jovem mostra-se com o Kaftrio na mão numa foto partilhada no Instagram. “É surreal a sensação de ter comigo o milagroso comprimido”, descreve.

Constança já tem o medicamento. “O começo de uma nova vida”

Constança Braddell já recebeu o tão ansiado medicamento que a vai ajudar na luta contra a fibrose quística (FQ).

A jovem, de 24 anos, tirou uma fotografia com uma caixa do Kaftrio e partilhou-a no Instagram, esta sexta-feira, junto com uma mensagem de agradecimento a todos os que a apoiaram e lutaram com ela pela autorização do Infarmed de acesso ao fármaco.

“Sem vocês, o Kaftrio não estaria aqui na minha mão, é um sonho tornado real. Uma sensação de missão cumprida. É surreal a sensação de ter comigo o milagroso comprimido ‘life changing’ e lembrar-me que há uma semana estava entre a vida e a morte”, agradece, durante uma longa publicação intitulada “O começo de uma nova vida”.

Constança estende a “gratidão profunda”, que sente pela onda de solidariedade que se gerou após o seu desesperado pedido de ajuda, também à equipa médica, aos enfermeiros e aos auxiliares que a acompanharam, assim como à família, amigos e namorado que a “acompanhou nos momentos mais assustadores e difíceis”.

Por fim, deixa também uma palavra de carinho aos meios de comunicação social que divulgaram a sua história e receberam a família. “Fizeram um trabalho incrível ao partilhar e fazer chegar a todo o país a minha história que não só me ajudou como também a toda a comunidade FQ em Portugal”, afirma.

Antes de terminar, Constança admite sentir-se “orgulhosa” por ter inspirado outros doentes com fibrose quística a partilharem as suas histórias e garante que, apesar da “primeira batalha estar ganha”, “a luta está longe de acabar”.

“A comunidade FQ precisa do Kaftrio para sempre e não apenas durante alguns meses, não pode nem deve ser dado exclusivamente a alguém que está a morrer! Juntos iremos lutar até que seja aprovado pelo Infarmed e incluído no SNS”, promete a jovem.

Recorde-se que Constança Braddell, que sofre de fibrose quística desde os 2 anos, fez um apelo desesperado nas redes sociais pelo Kaftrio, um medicamento que já foi aprovado pelo regulador norte-americano FDA e pela Agência Europeia do Medicamento, mas ainda não foi aprovado pelo Infarmed para todos os doentes. Apenas 14 vão agora receber este fármaco inovador que pode ajudar a dar melhor qualidade de vida.

A fibrose quística é uma doença autossómica recessiva rara, ou seja, tem por base uma alteração genética transmitida de pais para filhos. Apesar de ser considerada rara, é a doença genética mais frequente entre os caucasianos e afeta uma em cada 2.500 europeus. Em Portugal, segundo dados revelados pela SIC Notícias, a fibrose quística afeta uma pessoa a cada 7 mil. Há cerca de 380 doentes diagnosticados no nosso país. 

Leia Também: "Queremos todos viver". Jovens com fibrose quística apelam pelo Kaftrio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório