Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 21º

Autarca francês condenado por chamar "português sujo" a lusodescendente

O caso aconteceu a 4 de abril do ano passado, durante a aprovação de um orçamento. Em abril de 2024, Augis foi condenado a uma pena de um ano de inelegibilidade e ao pagamento de uma multa de 12.000 euros.

Autarca francês condenado por chamar "português sujo" a lusodescendente
Notícias ao Minuto

09:43 - 02/05/24 por Notícias ao Minuto

País França

Um autarca francês de Joué-lès-Tours e presidente da presidente da área metropolitana de Tours foi condenado, em abril deste ano, por insultar o lusodescendente Cédric de Oliveira, autarca de Fondettes e vice-presidente da área metropolitana.

O caso aconteceu a 4 de abril do ano passado, depois da aprovação de um orçamento. De acordo com o Le Petit Courrier, Frédéric Augis chamou "português sujo" a Cédric de Oliveira. Em tribunal, o autarca francês admitiu o insulto e pediu desculpas. 

Durante uma audiência, ocorrida a 7 de março deste ano, Augis explicou que o insulto surgiu depois de o lusodescendente o ter criticado e acusado de autoritarismo. "Senti-me humilhado", explicou o francês, que garantiu que se arrependeu "num segundo" e que sentiu "vergonha" pela sua atitude.

Em abril de 2024, Augis foi condenado a uma pena de um ano de inelegibilidade e ao pagamento de uma multa de 12.000 euros.

Augis recusou comentar a condenação, mas os representantes de associações contra o racismo consideraram que o caso é "uma vitória para a democracia" e pedem ainda que o autarca renuncie ao cargo de presidente da área metropolitana de Tours.

Frédéric Augis tem dez dias para recorrer da decisão judicial.

Leia Também: China. Insultou esposa com deficiência, agora vai ter de indemnizá-la

Recomendados para si

;
Campo obrigatório