China. Insultou esposa com deficiência, agora vai ter de indemnizá-la

As agressões psicológicas começaram depois de Qian ter ficado incapacitada num acidente rodoviário.

Esclerose, cadeira de rodas

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
04/04/2024 23:33 ‧ 04/04/2024 por Notícias ao Minuto

Mundo

China

Um tribunal na China ordenou que um homem que chamou a sua esposa com uma deficiência de "lixo" lhe pague-lhe 30 mil yuans (3.800 euros) de indemnização.

O homem, Zhao, da província de Sichuan, no sudoeste da China, foi considerado culpado de violência doméstica porque insultava frequentemente a sua esposa chamada Qian, noticia o South China Morning Post.

As agressões psicológicas começaram depois de Qian ter ido parar a uma cadeira de rodas após um acidente rodoviário em 2015.

O casal, que se casou em 2007 e criou dois filhos, vivia uma vida familiar feliz e pacífica antes de Qian ficar gravemente ferida num acidente de carro. Qian teve sorte de sobreviver ao acidente, mas ficou com uma deficiência.

A partir daí, Zhao passou a desrespeitar a mulher, ignorando-a e abusando dela verbalmente. Quando Zhao pediu o divórcio, Qian consentiu e pediu uma indemnização.

Durante várias audiências, o tribunal descobriu que Zhao não demonstrou amor ou carinho por Qian. Quando a esposa precisava de mais apoio por causa da sua deficiência, era constantemente humilhada e oprimida.

O tribunal decidiu que o comportamento depreciativo praticado por Zhao constituía abuso psicológico e que os os ataques verbais constituíam violência doméstica, tendo-lhe ordenado a pagar uma indenização a Qian de 30 mil yuans (3.800 euros) e receber apenas 40% do valor da propriedade conjunta.

Leia Também: Ucrânia. Homem condenado a perpétua por ataque russo que matou 13 pessoas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas