Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Governo anuncia testagem em todos os estabelecimentos de educação

Creches e escolas privadas estão incluídas na implementação desta medida. Testes à Covid-19 serão realizados "a alunos e pessoal docente e não docente".

Governo anuncia testagem em todos os estabelecimentos de educação
Notícias ao Minuto

21:39 - 10/03/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O Governo anunciou, esta quarta-feira, que o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social irão implementar o processo de testagem "em todos os estabelecimentos de ensino e respostas sociais de apoio à infância".

Num comunicado conjunto dos Ministérios em causa, é sublinhado que a medida surge na sequência da autorização da despesa para a realização desta testagem, aprovada em Conselho de Ministros, no passado domingo. 

Os testes à Covid-19, esclarecem também as tutelas envolvidas, serão realizados "a alunos e pessoal docente e não docente".

A testagem em todos os estabelecimentos de ensino segue, assim, as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e a orientação conjunta sobre "o programa de rastreios laboratoriais para SARS-COV-2 nas creches e estabelecimentos de educação e ensino".

"Como destaca a DGS, a utilização de testes rápidos de antigénio periódicos, na atual situação epidemiológica, 'constitui uma medida adicional às medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento, o uso de máscara, a ventilação dos espaços ou as medidas de higiene e etiqueta respiratória, visando uma retoma mais segura das atividades educativas e letivas presenciais'", é lembrado na referida nota. 

O Executivo recorda ainda que o processo de testagem em escolas foi desencadeado no final de janeiro, "tendo já permitido a realização de mais de 64.000 testes, apesar da transição para o ensino à distância causado pela evolução da pandemia".

Leia Também: AO MINUTO: Nova Emergência já na AR. Quanto custaria vacina portuguesa?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório