Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Obras no Bairro dos Pescadores em Matosinhos arrancam na segunda-feira

As obras no Bairro dos Pescadores, um dos "mais emblemáticos e antigos" de Matosinhos, no distrito do Porto, arrancam na segunda-feira com um investimento de 960 mil euros, adiantou hoje a câmara.

Obras no Bairro dos Pescadores em Matosinhos arrancam na segunda-feira
Notícias ao Minuto

16:06 - 26/02/21 por Lusa

País Matosinhos

Os trabalhos têm um prazo de execução de um ano, sublinhou esta autarquia, em comunicado.

As intervenções vão incidir nas paredes exteriores, cobertura e substituição de todos os vãos, referiu.

Além disso, a empreitada vai implicar a reabilitação e requalificação de toda a área envolvente, sobretudo através da execução de pavimentos novos e respetivas infraestruturas, assim como das partes ajardinadas.

A empreitada, uma reivindicação antiga dos moradores daquele bairro, vai contemplar intervenções "piloto" num dos edifícios (bloco J), onde a câmara é proprietária de seis das oito frações existentes, acrescentou o município.

O objetivo é que esta obra sirva de referência para os proprietários privados das restantes edificações avançarem com obras, que poderão ser abrangidas pelo programa de habitação "1.º Direito", frisou.

O 1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

Através da requalificação, o edifício ganha "mais qualidade e facilidade de uso" e o espaço envolvente torna-se "mais convidativo e útil", considerou a autarquia.

"Estamos a assistir a um momento histórico na vida desta comunidade, uma vez que começa agora a execução de uma ambição muito antiga", afirmou a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueira, citada no comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório