Meteorologia

  • 15 ABRIL 2021
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Edição

Almada prepara cogestão da Arriba Fóssil com ICNF

A Câmara de Almada pretende constituir uma equipa de cogestão da Arriba Fóssil com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), disse hoje a presidente da autarquia, na apresentação pública da nova equipa de sapadores florestais do concelho.

Almada prepara cogestão da Arriba Fóssil com ICNF
Notícias ao Minuto

14:10 - 26/02/21 por Lusa

País Arriba Fóssil

"É nossa intenção, desde o início, melhorar, reforçar, robustecer e criar condições dignas para que todos possamos trabalhar", disse a presidente da câmara, Inês de Medeiros, na cerimónia de apresentação da nova equipa de sapadores florestais, que decorreu no Parque da Paz, em Almada, no distrito de Setúbal.

"Iniciámos também os trabalhos [com o ICNF] para poder criar aqui uma equipa de cogestão, no âmbito das transferências de competências, justamente para a nossa Arriba Fóssil, para o nosso património natural", acrescentou.

Segundo a Câmara de Almada, a nova Equipa de Sapadores Florestais (ESF) é constituída por trabalhadores especializados, com perfil e formação específica para atividades de silvicultura preventiva e defesa da floresta.

Dispõe também de "duas viaturas, uma viatura todo o terreno, equipada com uma unidade hidráulica para supressão de incêndios, e uma mini-giratória, equipada com destroçadores para limpeza de matos".

Os primeiros cinco elementos da ESF, que hoje foram apresentados no Parque da Paz, terão como principais funções a manutenção e proteção de povoamentos florestais e a sensibilização das populações em matéria de proteção florestal, nomeadamente no âmbito do uso do fogo e da limpeza das florestas.

A nova ESF permite também ao município de Almada assumirum papel fundamental na vigilância e primeira intervenção em incêndios rurais, designadamente na área florestal da Arriba Fóssil da Costa da Caparica.

No futuro, os sapadores florestais de Almada poderão vir a ser integrados no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), de âmbito nacional.

Leia Também: Hospital Garcia de Orta mantém descida de internamentos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório