Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pesados voltam a poder circular na estrada entre Vila Viçosa e Alandroal

A interdição do trânsito a pesados na Estrada Nacional (EN) 255 no concelho de Vila Viçosa (Évora), que provocou contestação local, foi levantada e estes veículos já voltaram a poder circular naquele troço da via.

Pesados voltam a poder circular na estrada entre Vila Viçosa e Alandroal
Notícias ao Minuto

17:53 - 25/02/21 por Lusa

País Vila Viçosa e Alandroal

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Infraestruturas de Portugal (IP) indicou que foi reposta a circulação de pesados no troço da EN255 entre Alandroal e Vila Viçosa, após a conclusão de uma intervenção realizada pela empresa pública.

Além de ter interditado o tráfego pesado na EN255, entre Vila Viçosa e Pardais, a IP encerrou definitivamente o troço da EN254 entre Vila Viçosa e Bencatel, a 22 de janeiro, por questões de segurança, devido à proximidade de pedreiras.

Estas decisões da IP, sobretudo quanto à EN254, motivaram protestos, nomeadamente da câmara, de juntas de freguesia ou da população de Bencatel, que até promoveu várias manifestações contra o corte da estrada, o último dos quais no dia das eleições presidenciais.

Também o presidente da Junta de Freguesia de Pardais, Inácio Esperança, aquando da interdição da circulação de pesados na EN255, em declarações à Lusa, alertou para o facto de a situação colocar em causa o socorro à população.

"Condicionar o trânsito a pesados põe em causa o socorro à população, a deslocação das crianças para as escolas e o escoamento de mercadorias, sobretudo dos mármores, que é o sustento da população da freguesia".

No comunicado enviado hoje, a IP referiu que a circulação ao quilómetro 10,800 da EN255, na área geográfica da freguesia de Pardais, que esteve interdita ao tráfego de pesados durante cerca de um mês, processa-se agora de forma alternada, com recurso a sistema de semáforos.

A empresa realçou que tem mantido "um acompanhamento regular às condições circulação na EN255", adiantando que, até agora, não registou "qualquer alteração do comportamento da plataforma rodoviária".

Quanto à EN254 junto a Bencatel, cortada definitivamente por questões de segurança, devido à proximidade de uma outra pedreira, a IP assinalou no comunicado que mantém "contactos" com a câmara municipal para "se encontrar uma solução alternativa para a circulação nesta via".

O troço da EN254, a pouco mais de um quilómetro de Bencatel, fazia a ligação direta a Vila Viçosa, sede de concelho.

Alguns automobilistas, perante o corte da estrada, estão a utilizar um caminho paralelo à EN254, criado num terreno privado e alcatroado pelo proprietário.

A interdição definitiva da estrada está relacionada com a proximidade da pedreira "Monte d'el Rei", que tem cerca de "134 metros de profundidade" e que se encontra a cerca de 30 metros da via, quando devia estar "a mais de 400 metros", segundo uma fonte da IP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório