Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Interrompida circulação na Linha de Cascais devido a queda de árvore

A circulação de comboios na Linha de Cascais encontra-se interrompida entre São Pedro do Estoril e Cascais, desde as 12:45 de hoje, devido à "queda de uma árvore de grandes dimensões", avançou fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Interrompida circulação na Linha de Cascais devido a queda de árvore
Notícias ao Minuto

16:27 - 20/02/21 por Lusa

País Mau tempo

Os trabalhos de retirada da árvore sobre a via férrea estão a decorrer, com a intervenção de equipas da IP, proteção civil e bombeiros, prevendo-se que a circulação fique normalizada "durante a tarde", disse à Lusa a mesma fonte.

"Face à dimensão da árvore e também dos danos que causou na catenária, ainda vai demorar um pouco", apontou a IP, adiantando a situação das duas vias, com a circulação de comboios interrompida nos dois sentidos da Linha de Cascais entre São Pedro do Estoril e Cascais.

Apesar desta interrupção, a circulação de comboios mantém-se entre o Cais do Sodré (Lisboa) e São Pedro do Estoril (Cascais), nos dois sentidos, sem perturbações.

Mais de 120 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas, sobretudo quedas de árvores e estruturas de edifícios, foram registadas entre as 08:00 e as 11:00 de hoje no país, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) pôs sob aviso laranja 13 dos 18 distritos de Portugal Continental, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo.

De acordo com o instituto, os distritos do litoral, incluindo todo o Algarve, estão sob aviso laranja, que se deve sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.

Já os distritos de Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança estão sob aviso amarelo, assim como as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

A situação de alerta amarelo em todo o país vai manter-se depois até às 13:00 de domingo.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje chuva, vento e agitação marítima forte: Chuva, por vezes forte, no litoral Norte e Centro, estendendo-se ao restante litoral oeste a partir do final da manhã, e gradualmente às restantes regiões; vento moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante sul, por vezes com rajadas até 90 km/h, podendo atingir os 100 km/h no litoral Norte, e forte (40 a 55 km/h) nas terras altas, com rajadas até 110 km/h.

Leia Também: Marginal de Oeiras cortada ao trânsito no sentido Cascais-Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório