Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

AO MINUTO: Internamentos continuam a descer. São menos 318 em 24h

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internamentos continuam a descer. São menos 318 em 24h
Notícias ao Minuto

08:08 - 18/02/21 por Natacha Nunes Costa

Mundo Covid-19

Ao longo dos últimos dias, Portugal tem registado um abrandamento da pandemia, depois de, em janeiro, ter cedido perante esta guerra na qual lutamos há quase um ano.

De acordo com a DGS, esta quinta-feira, somámos mais 1.944 novos casos de Covid-19 e 105 óbitos relacionados com a Covid-19.

Mas há outra frente de batalha em que é necessário combater: a crise económica.

Por essa razão, a Assembleia da República vai discutir hoje as medidas de apoio ao setor da Cultura e o reforço dos apoios aos pais que ficam com os filhos em casa por as escolas estarem fechadas, sendo este último tema apreciado também em sede de Conselho de Ministros.

Na mesma senda, António Costa apelou hoje à participação de todos os portugueses na consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR).

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h30 - Boa tarde! O registo de atualização desta manhã sobre a pandemia da Covid-19 fica por aqui. Para continuar a estar informado clique aqui

15h17 - Mais de mil pessoas com Covid-19 saíram do internamento hospitalar nos últimos três dias, estando hoje hospitalizados 3.819 doentes, dos quais 688 em unidades de cuidados intensivos.

15h07 - A taxa de internamento em enfermarias Covid-19 nos hospitais da região Centro baixou na quarta-feira de 69% para 64% da sua ocupação, revela o relatório de hoje da Administração Regional de saúde do Centro (ARSC).

15h02 - O Estado do Vaticano advertiu os seus funcionários que se recusarem a ser vacinados contra o coronavírus podem ter consequências como a demissão, por estarem a "colocar em risco a saúde pública".

14h56 - A agência de notação financeira Standard & Poor's considera que a adesão ao alívio da dívida privada definida pelo G20 em novembro não implica um 'default', ou Incumprimento Financeiro, sendo o 'rating' analisado caso a caso.

14h51 - A China ocultou informação sobre os primeiros casos de Covid-19 há um ano, o que favoreceu os contágios, e fê-lo novamente na recente missão da Organização Mundial de Saúde (OMS) a Wuhan, denunciou hoje a Human Rights Watch (HRW).

14h44 - Portugal registou 1.944 novos casos de Covid-19, esta quinta-feira, e 105 mortes relacionadas com a doença, segundo anunciou a DGS, no seu boletim diário de hoje. O total de infeções diagnosticadas no nosso país, desde que a pandemia chegou a Portugal, sobe assim para 792.829 e o de vítimas mortais para 15.754.

Outras informações relevantes no relatório de 18 de fevereiro:

  • 3.819 pessoas internadas (menos 318 que ontem)
  • 688 em Cuidados Intensivos (menos 31 que ontem)
  • 89.613 casos ativos (menos 2.562 que ontem)
  • 687.462 recuperados (mais 4401 que ontem)

14h38 - O Zimbabué iniciou hoje a sua campanha de vacinação contra a Covid-19, tornando-se no oitavo país africano a realizar a inoculação da fórmula para combater a doença provocada pelo novo coronavírus.

14h34 - A conferência de líderes parlamentares agendou hoje para os dias 11 e 25 de março debates sobre eventuais decretos presidenciais para a renovação do Estado de Emergência em Portugal para o combate à epidemia de Covid-19.

13h57 - Doze utentes já vacinados contra a Covid-19 de um lar da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Évora estão infetados com o novo coronavírus, mas encontram-se assintomáticos, disse hoje o provedor da instituição.

13h49 - O Banco Central Europeu (BCE) considera que as novas estirpes do novo coronavírus, que são mais contagiosas, representam um risco para a recuperação da economia da zona euro, foi hoje anunciado.

13h41 - Vinte e dois polícias morreram vítimas de Covid-19 desde a eclosão da pandemia em Moçambique, disse hoje o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael.

13h34 - O Ministério Público já instaurou 33 inquéritos relacionados com irregularidades na vacinação contra a Covid-19, entre os quais a IPSS de Castelo Branco, Farminhão, Resende e Trancoso e a responsáveis autárquicos de Lisboa, Portimão e Reguengos de Monsaraz.

13h33 - O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) encerrou, na passada terça-feira, um ginásio que se encontrava em "pleno funcionamento" e com oito clientes no seu interior, na vila do Forte da Casa, em Vila Franca de Xira.

13h30 - Menos de metade dos 55 países e territórios de África usou a plataforma africana para a compra de vacinas contra a Covid-19, tendo sido reservadas apenas 180 milhões de doses dos 670 milhões disponíveis.

13h22 - O Governo Regional dos Açores decidiu aliviar as medidas de contenção da covid-19 em todos os concelhos do arquipélago, mas a vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande (São Miguel), continuará sujeita a cerca sanitária.

13h17 - A União Europeia (UE) acordou hoje uma lista comum de testes rápidos de antigénio para a Covid-19, bem como um conjunto normalizado de dados que devem constar dos certificados dos resultados, que os Estados-membros devem reconhecer mutuamente.

13h14 - O Kremlin admitiu hoje que não tem capacidade para responder aos pedidos internacionais da vacina para a covid-19 Sputnik V, produzida na Rússia.

13h08 - Metade dos 59 milhões de habitantes da África do Sul pode ter sido infetada com o vírus SARS-CoV-2, de acordo com dois estudos, que estimam que vários milhares de mortes por Covid-19 não aparecem nas estatísticas oficiais.

12h58 - Vacinar primatas pode ajudar travar pandemias, defende investigador brasileiro.

12h53 - A Coreia do Sul registou 621 novos casos de coronavírus, esta quinta-feira, assim como seis óbitos relacionados com a pandemia. No total, o país contabiliza 85.567 casos de infeção e 1.544 óbitos.

12h49 - A maioria dos países europeus ignora os doentes mentais graves nos planos de vacinações contra a Covid-19, revelou, esta quinta-feira, a revista científica Lancet Psychiatry.

Apesar de já ter ficado demonstrado que estes pacientes estão entre "aqueles que mais risco correm de contrair a doença", os mesmos não são considerados prioritários na vacinação.

12h45 - Uma em cada cinco infeções em Espanha são da estirpe britânica, revelou a ministra da Saúde espanhola, Carolina Darias.

12h34 -A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.430.693 pessoas no mundo desde que foram detetados os primeiros casos, em dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

12h32 - O Reino Unido vai pagar 4.600 euros a 90 jovens saudáveis para infetá-los com Covid-19 de forma a entender melhor a doença, com o objetivo de a combater com mais efetividade.

12h17 - O Hospital de São João, no Porto, está a restabelecer as áreas "mais críticas" de atividade não Covid-19, como oncologia, cardiovascular, neurovascular, e áreas cirúrgicas à medida que o internamento de doentes com SARS-CoV-2 tem diminuído, foi hoje divulgado.

12h14 - O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje em Setúbal a adoção de três medidas fundamentais, testar, rastrear e vacinar a população, para que seja possível pôr termo ao que disse ser um confinamento agressivo devido à Covid-19.

12h07 - Os centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo registaram um recorde no atendimento de pessoas com sintomas de covid-19 durante o mês de janeiro, com 61.289 consultas, avançou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS).

12h01 - O PCP propôs hoje que os estudantes do ensino superior público não sejam obrigados a pagar qualquer valor de propinas, taxas e emolumentos enquanto vigorarem as medidas excecionais para conter a epidemia de Covid-19.

12h00 - O Hospital de Braga conta hoje com 75 doentes Covid-19, um número que fica "bem longe" dos 190 registados há três semanas e que permite agora colocar o foco na recuperação de consultas e cirurgias.

11h56 - O Infarmed vai coordenar cerca de 20 reuniões técnicas com os Estados-membros nos próximos meses para, aproveitando as lições da pandemia, definir propostas que reforcem a autonomia estratégica da União Europeia na produção e abastecimento de medicamentos.

11h56 - DGS recorda: "O plano de vacinação contra a Covid-19 está em curso. A vacina será administrada de acordo com as prioridades definidas. Aguarde o contacto do seu centro de saúde"

11h44 - Espanha vai receber 396 mil novas doses da vacina AstraZeneca esta quinta-feira, anunciaram hoje as autoridades de saúde do pais.

11h41 - Médicos aconselham indivíduos a não tomarem analgésicos antes de receberem a vacina contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

11h40 - 65% dos espanhóis defendem que devem ser aplicadas "medidas mais exigentes" de controle e isolamento para controlar a pandemia no país, revela hoje um estudo do Centro de Investigação Sociológica do país. De acordo com o mesmo relatório, 82,9% dos espanhóis querem receber a vacina contra a Covid-19.

11h35 - Timor-Leste registou um novo caso positivo do novo coronavírus, um cidadão nacional que viajou de avião e estava de quarentena, e há 22 casos ativos, devido à recuperação de 18 pessoas infetadas, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

11h22 - O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) estima retomar em março as consultas e cirurgias não programadas, disse hoje a sua administradora.

11h08 - O apoio extraordinário aos artistas, autores, técnicos e outros profissionais da Cultura, no valor único de 438,81 euros destina-se a trabalhadores independentes, que tenham um código de atividade económica (CAE) ou de IRS (CIRS) no setor.

10h59 - Sindicato Independente dos Médicos faz cinco exigências e apelos ao Governo liderado por António Costa. Num dos pontos, recomenda que "se conclua a vacinação nos lares e seus profissionais, das forças de segurança e dos bombeiros".

10h47 - A Federação Nacional dos Professores pediu a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) para fiscalizar a situação dos professores e educadores que estão a suportar todas as despesas relativas ao teletrabalho.

10h40 - O primeiro-ministro, António Costa, assinalou o início a partir de sexta-feira das negociações formais com a Comissão Europeia dos planos nacionais de recuperação e resiliência, depois de hoje ter sido publicado o regulamento deste mecanismo.

10h36 - A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta quinta-feira, que a vacina da AstraZeneca também é eficaz nos adultos com mais de 65 anos.

Desde que foi aprovada para uso na União Europeia, a 29 de janeiro, e que chegou a Portugal, já em fevereiro, que esta vacina, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, levantava dúvidas sobre a eficácia na população mais velha, dada à falta de testes realizados.

Contudo, hoje, a EMA atestou a sua "proteção, dada a resposta imunitária vista nessa faixa etária e com base na experiência das outras vacinas" e que esta pode ser usada nos "adultos mais velhos", apesar de admitirem que estão à espera de "mais de estudos com uma maior proporção de participantes idosos" para atestar a viabilidade a 100%.

10h14 - África registou nas últimas 24 horas mais 473 mortes por Covid-19 para um total de 99.840 óbitos, e 14.642 novos casos de infeção, segundo os dados mais recentes oficiais da pandemia no continente.

10h13 - A CGTP reivindica o pagamento pelas empresas dos custos acrescidos com o teletrabalho, como luz e água, depois da pandemia de Covid-19 ter posto cerca de um milhão de pessoas a trabalhar em casa.

10h00 - A PSP encerrou um estabelecimento onde decorria uma festa, na Pontinha, em Odivelas. De acordo com as autoridades, participavam no evento ilegal 17 pessoas. Os presentes foram todos identificados.

09h49 - O grupo Ghost, em Viana do Castelo, investiu mais de 10 milhões de euros para apostar numa nova área de negócio associada à Covid-19 e está a produzir, por mês, 51 milhões de máscaras para adultos e crianças.

09h41 - O Tribunal Supremo do País Basco confirmou que a Osakidetza (sistema público de saúde desta comunidade autónoma de Espanha) colocou em perigo a vida dos profissionais de saúde, durante a primeira vaga da pandemia, devido à falta de equipamentos de proteção e desrespeito pelo protocolo internacional de utilização dos mesmos.

09h30 - Conselho DGS. Nunca é demais relembrar: "Se o pudesse ver sairia de casa? O vírus é invisível. A transmissão é rápida e não se vê".

09h17 - Músicos, atores, bailarinos e outros artistas estão com a atividade muito limitada devido à pandemia, mas, quando voltarem a atuar, é importante acautelar os efeitos de uma "retoma intempestiva", alerta a especialista em medicina das artes Ana Zão.

09h03 - Timor. A prevenção e controlo de transmissão local ou comunitária da Covid-19 é uma das prioridades do Governo timorense na sua resposta atual à pandemia, especialmente, no que se refere às zonas fronteiriças do país, disse hoje um responsável.

08h47 - O teletrabalho a longo tempo provocado pela pandemia da Covid-19 poderá levar ao aumento dos nascimentos em toda a Europa por permitir a conciliação da atividade laboral com a vida familiar, revela um estudo publicado hoje.

08h38 - Os profissionais de saúde podem vir a sofrer de stress pós-traumático, idêntico ao que sofrem os militares que combatem na guerra, alerta o diretor do serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Leiria, Cláudio Laureano.

08h16 - A China acusou hoje os países desenvolvidos de acumularem grandes quantidades de vacinas, criticando o que considera a "crescente desigualdade" na distribuição de doses nas nações em desenvolvimento.

08h11 - A GNR encerrou um restaurante, em Aveiro, que se encontrava a laborar, em desrespeito com as medidas adotadas durante o Estado de Emergência.

08h07 - A Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 534 mortes e 10.207 novos casos de Covid-19, anunciou, esta quinta-feira, o Instituto Robert Koch.

08h00 - A Covid-19 pode provocar anormalidades significativas nos olhos, de acordo com um estudo realizado por cientistas da Sociedade Francesa de Neurorradiologia (SFNR) e publicado esta terça-feira na revista científica Radiology.

07h55 - A GNR 'apanhou' nove homens, com idades compreendidas entre os 19 e os 39 anos, a praticar airsoft em violação das regras no âmbito da pandemia de Covid-19, no distrito de Aveiro.

07h43 - Um estudo esta quarta-feira divulgado revela que mais de metade das pessoas hospitalizadas com Covid-19 grave, e com níveis elevados da proteína troponina no sangue, apresentam lesões no coração que foram detetadas um a dois meses após alta clínica.

07h31 - O primeiro-ministro, António Costa, voltou hoje a apelar à participação de todos os portugueses na consulta pública do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR), "a vitamina que tanto ansiamos" e que "permitirá recuperar o país e acelerar o futuro".

07h26 - O reforço dos apoios aos pais que ficam com os filhos em casa por as escolas estarem fechadas devido à pandemia está hoje na agenda do Governo e da Assembleia da República, em Lisboa.

07h17 - Os deputados discutem hoje quatro projetos-lei, da autoria do BE, do PAN, do PCP e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues, para o reforço ou a criação de novas medidas de apoio ao setor da Cultura.

07h11 - Os responsáveis das agências europeias do medicamento reúnem-se hoje para fazer um ponto de situação das vacinas contra a Covid-19, um encontro onde deverá ser analisada a adaptação às novas variantes do coronavírus SARS-CoV-2.

07h01 - Aconteceu enquanto dormia:

7h00 -Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo para que possa acompanhar todas as incidências do novo coronavírus. Para recordar as notícias de ontem, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Vacina eficaz contra variante. Testes em casa por 60 euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório