Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Concurso de nova ponte sobre Douro pode lançado nas próximas semanas

O presidente da Câmara de Gaia admitiu hoje que o lançamento do concurso para uma nova ponte sobre Douro, entre Campanhã e Oliveira do Douro, pode acontecer nas próximas semanas, após decisão final sobre o modelo de procedimento.

Concurso de nova ponte sobre Douro pode lançado nas próximas semanas
Notícias ao Minuto

20:23 - 11/02/21 por Lusa

País Vila Nova de Gaia

"É uma coisa que tem de ser resolvida. Pelo menos o lançamento do concurso tem de ser feito agora porque, quanto mais tarde, mais vai parecer coisa eleitoral e nenhum de nós quer isso. Por isso, admito que nas próximas semanas se venham a concretizar. De facto, temos de avançar", disse Eduardo Vítor Rodrigues.

Quando foi anunciada, a ponte de ligação entre Campanhã (Porto) e o Areinho de Oliveira do Douro (Gaia), tinha um custo estimado de 12 milhões de euros, integralmente assumidos pelos dois municípios, em partes iguais, tendo como prazo previsto de conclusão o ano de 2022.

Em outubro, o autarca de Vila Nova de Gaia, admitiu, em declarações à Lusa, avançar com dois concursos autónomos, em vez de um procedimento único, como havia sido inicialmente apontado, caso não fossem introduzidas alterações ao Código da Contratação Pública.

Reconhecendo que o tema não tem sido uma prioridade entre os dois municípios e que a decisão final ainda não foi tomada, Eduardo Vítor Rodrigues disse hoje que a perspetiva é avançar com um concurso conjunto de conceção e construção.

"O ponto é arriscar com um bom estudo económico, mostrar as vantagens. Depois, o Tribunal de Contas tem de fazer o seu trabalho e avaliar, mas acho que há margem para arriscar. De outra forma, o verdadeiro risco é termos uma ponte maravilhosa que alguém desenha e diz que custa 10 milhões e depois, quando lançamos ao mercado para construir, o construtor diz que projetista não percebe nada e que a ponte em vez de 10, custa 30", observou.

O autarca considera que o projeto de construção de uma nova ponte entre o Porto e Gaia faz ainda mais sentido num contexto em que há outras formas de financiamento, como é a "bazuca europeia".

"Assumimos fazê-lo com o nosso próprio orçamento e agora temos outras fontes de financiamento que não tínhamos na altura. Portanto, até do ponto de vista da viabilidade económica fará sentido", rematou.

A possibilidade de avançar com o lançamento de um concurso público de conceção e construção da Ponte António Francisco dos Santos, que vai ligar os municípios de Gaia e Porto foi avançada pelo independente Rui Moreira.

Já depois de ter avançado que o TdC tinha aberto a porta à pretensão das duas autarquias numa reunião para pedir aconselhamento, o autarca de Gaia garantia ser "uma meta absoluta" lançar, ainda em 2020, o concurso único para a construção da nova ponte, adiantando, à data, que concluídos os estudos, estavam a ser compiladas todas as peças processuais necessárias ao seu lançamento.

Já em novembro de 2019, numa sessão da Assembleia Municipal do Porto, o presidente da autarquia, Rui Moreira, avançava que a nova travessia iria custar 26,5 milhões de euros, valor que inclui os acessos.

Leia Também: AO MINUTO: "Em abril vai ser preciso vacinar mais e depressa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório