Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

PS acusa RTP de instrumentalização a favor do Governo

O deputado do PS Paulo Pisco, eleito pelas Comunidades Portuguesas, enviou na última quinta-feira uma carta aberta à direção da RTP, acusando-a de instrumentalizar a RTP-Internacional a favor do Governo.

PS acusa RTP de instrumentalização a favor do Governo
Notícias ao Minuto

06:10 - 03/02/14 por Lusa

País Paulo Pisco

Na missiva, enviada ontem à agência Lusa, o deputado socialista pelo Círculo da Europa e Coordenador na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, afirma que a RTP-Internacional negou "o necessário pluralismo que deve ser a marca distintiva do serviço público de televisão".

Paulo Pisco relata, na carta, que, a 28 de janeiro, se realizou na Assembleia da República uma reunião da Comissão do Associativismo e Comunicação Social do Conselho das Comunidades Portuguesas, na qual participou em representação do Partido Socialista (PS). "Os temas em discussão foram as políticas do Governo para a Comunicação Social das Comunidades, a situação da Agência Lusa e o contrato de concessão do Serviço Público de Televisão", indica na carta.

Diz ainda que o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, esteve em diálogo com os conselheiros presentes, "mas depois foi apenas ele a ser longamente entrevistado pela RTP-Internacional".

Paulo Pisco lamenta que "o único representante da oposição e representante dos portugueses residentes no estrangeiro" tenha sido "totalmente ignorado, não obstante estar até a participar numa reunião que decorria no parlamento".

O deputado do PS considera que a RTP-Internacional está "ostensivamente ao serviço do Governo", "calando a voz da oposição e negando o necessário pluralismo democrático que deveria ser uma marca obrigatória e central do Serviço Público de Televisão".

A carta aberta foi enviada ao presidente da RTP, Alberto da Ponte, ao diretor do Serviço Internacional da RTP, ao Conselho de Redação e à Comissão de Trabalhadores da RTP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório