Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19. Sabe utilizar um elevador de forma segura em plena pandemia?

Direção-Geral da Saúde ensina a fazer uma correta utilização dos elevadores nesta fase de modo a diminuir ao máximo a probabilidade de transmissão do novo coronavírus.

Covid-19. Sabe utilizar um elevador de forma segura em plena pandemia?
Notícias ao Minuto

09:52 - 19/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Andar de elevador é uma situação frequente e uma solução à qual, todos os dias - e mais do que uma vez ao dia - milhares (ou até milhões) de portugueses recorrem. Contudo, a pandemia da Covid-19 veio alterar os hábitos que temos ao usar este equipamento. Sabe mesmo utilizar um elevador de forma segura?

Para nos ensinar, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou nas redes sociais uma infografia que nos ajuda a diminuir ao máximo a probabilidade de transmissão do novo coronavírus nestas ocasiões.

Ponto um: o ideal é... usar as escadas. "Use preferencialmente as escadas e aproveite para fazer atividade física", recomenda a Autoridade para a Saúde, "salvo indicação médica".

Não sendo possível usar as escadas, a DGS aponta que não deve ter pressa, aguardando que o elevador "fique vazio". Só aí deve utilizá-lo.O caso muda de figura - e torna-se seguro - quando a utlização deste equipamento é feita "apenas com pessoas do mesmo apartamento".

Outra das situações em que este se torna seguro é quando "utiliza o elevador individualmente".

Quando o faz, assegure-se de que "utiliza um lenço ao abrir a porta e para carregar nos botões". Os responsáveis pelos elevadores "deverão mantê-los desinfetados", termina a DGS.

Leia Também: Covid-19? DGS considera "prematuro" encarar a doença como crónica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório