Privados e setor social disponibilizam quase 890 camas para doentes Covid

A maioria das camas facultadas por unidades privadas e do setor social encontra-se no Norte do país.

covid portugal hospital

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/01/2021 16:46 ‧ 18/01/2021 por Notícias ao Minuto

País

Covid-19

Os privados e o setor social têm 889 camas disponíveis para doentes Covid-19, adianta, esta segunda-feira, a SIC Notícias.

No Norte, onde se encontra a maioria da capacidade, há 320 camas disponibilizadas pelo Grupo Trofa Saúde e 186 facultadas através de 19 convenções ativas, designadamente, com a CUF, Grupo Luz, Lusíadas, Hospital Santa Maria do Porto e com a Terra Quente.

No total, o Norte do país conta com mais 506 camas do privado e do setor social.

Já em Lisboa e Vale do Tejo, segundo o canal da estação televisiva, há mais 257 camas para infetados com o novo coronavírus, através de acordos como Hospital de Monsanto, a Clínica São João de Deus e o Hospital da Ordem Terceira.

No Centro são disponibilizadas 81 camas, da Casa de Saúde de São Mateus e do grupo Sanfil, e, por fim, no Sul 45 camas, do Grupo Hospitalar Particular do Algarve e o Hospital de Loulé.

É de recordar que, devido ao crescimento exponencial da pandemia, muitos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) encontram-se sobre uma elevada pressão. Este domingo, a ministra da Saúde, Marta Temido, mostrou-se preocupada com o comportamento dos portugueses e alertou que todo o sistema de saúde está "muito próximo do limite".

O recurso aos meios privados está previsto no decreto do Estado de Emergência e, neste momento, está em cima da mesa a possibilidade do Governo avançar com uma requisição civil, caso não haja acordo capaz com os privados, para responder ao crescente número de casos.

Leia Também: AO MINUTO: Internados a subir desde 2 de janeiro; Restrições agravadas?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas