Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Como é que Marcelo teve resultados diferentes? Virologista explica

Pedro Simas considera que o mais provável é que o Presidente da República esteja na fase final da infeção.

Como é que Marcelo teve resultados diferentes? Virologista explica
Notícias ao Minuto

16:51 - 12/01/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O virologista Pedro Simas, do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa , explicou, esta terça-feira, como é que o Presidente da República teve dois resultados diferentes, no espaço de horas, nos testes de despiste à Covid-19.

Em declarações à SIC Notícias, o especialista esclareceu que a situação pode ocorrer por três motivos: devido a um "falso positivo"; porque a doença se encontram em fase final; ou por se tratar do início da infeção, sendo esta última hipótese a menos provável.

Para Pedro Simas, o mais provável é que o Chefe de Estado esteja na reta final da infeção.

"Deverá estar já na fase final da infeção viral. Não tenho o conhecimento do nível de carga viral [que Marcelo apresentou], dá para medir isso, mas, em geral, a explicação deverá passar pelo facto da infeção já estar num nível tão pequeno que se estão a detetar fragmentos. Quando se está no limite da infeção, há testes com sensibilidades de detenção do vírus diferentes. Mas, são diferenças mínimas", esclareceu.

É de recordar que Marcelo Rebelo de Sousa fez três testes nas últimas 24 horas, sendo que o primeiro deu positivo e os restantes dois negativos para a Covid-19. Ainda assim, o Presidente da República irá permanecer em isolamento, enquanto aguarda "orientações das autoridades de saúde", para saber quais os próximos passos e cuidados a seguir.

Leia Também: AO MINUTO: Portugal supera 8 mil óbitos; Marcelo volta a testar negativo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório