Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Chegaram hoje a Portugal três refugiados que serão acolhidos em Loures

Os três fazem parte do mesmo agregado familiar.

Chegaram hoje a Portugal três refugiados que serão acolhidos em Loures
Notícias ao Minuto

17:55 - 28/12/20 por Melissa Lopes

País Refugiados

Chegaram esta segunda-feira a Portugal três cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado provenientes da Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), informou esta segunda-feira o Governo através de um comunicado conjunto dos gabinetes da Ministra de Estado e da Presidência e do Ministro da Administração Interna (MAI).

Os três cidadãos iraquianos fazem parte do mesmo agregado familiar e serão acolhidos em Loures.

Na mesma nota, o Governo recorda que, até ao momento, chegaram ao nosso país 631 pessoas no âmbito do Programa Voluntário de Reinstalação do ACNUR e da Comissão Europeia. Destas, 253 chegaram do Egito e 378 da Turquia.

"O acolhimento e a integração das pessoas refugiadas têm sido uma prioridade do Governo", refere o Executivo, realçando o "esforço contínuo que envolve Estado central e autarquias locais, bem como entidades públicas e privadas, e que tem sido reconhecido pelas Nações Unidas, pela Organização Internacional das Migrações, pela União Europeia e pelo Conselho da Europa".

"Esta prioridade", acrescenta o comunicado, "tem-se traduzido na participação ativa de Portugal no esforço europeu de acolhimento aos refugiados, através do apoio às propostas da Comissão Europeia no sentido da construção de uma política europeia de asilo comum assente nos princípios da responsabilidade e solidariedade, no respeito pela dignidade da pessoa humana e no combate ao tráfico de seres humanos".

O Executivo nota ainda que todos esses cidadãos beneficiam do Estatuto de Refugiado concedido por despacho do ministro da Administração interna, sendo titulares de uma Declaração comprovativa do Estatuto de Proteção Internacional emitida nesta data enquanto aguardam a emissão do Título de Residência para Refugiado, nos termos da Lei de Asilo.

Leia Também: UE prolonga até 2022 programas de apoio a refugiados na Turquia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório