Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

UE prolonga até 2022 programas de apoio a refugiados na Turquia

A Comissão Europeia prorrogou hoje, até ao início de 2022, dois programas humanitários para apoio a refugiados na Turquia, reconhecendo que as necessidades humanitárias não só persistem como foram exacerbadas pela pandemia de covid-19.

UE prolonga até 2022 programas de apoio a refugiados na Turquia
Notícias ao Minuto

14:18 - 23/12/20 por Lusa

Mundo Migrações

De acordo com o executivo comunitário, os dois programas humanitários ajudam mais de 1,8 milhões de refugiados a satisfazer as suas necessidades básicas e mais de 700 mil crianças a prosseguirem a sua educação.

Os programas em causa, prolongados agora até ao início de 2022, são a chamada "Rede de Segurança Social de Emergência", que fornece aos refugiados assistência mensal pecuniária para satisfazer as suas necessidades básicas, e as transferências pecuniárias condicionais para a educação, o maior programa humanitário de educação financiado pela UE, que presta apoio às famílias cujos filhos frequentam regularmente a escola.

Estabelecidos em 2016 e 2017 no quadro do Mecanismo de Apoio da UE aos Refugiados na Turquia, estes dois programas agora prolongados passam a ser financiados a partir do orçamento da UE.

"As necessidades humanitárias dos refugiados na Turquia persistem e são ainda mais exacerbadas pela pandemia do coronavírus. A UE está totalmente comprometida em apoiar aqueles que necessitam de ajuda. Os nossos programas emblemáticos ajudam milhares de famílias de refugiados a ter alguma normalidade nas suas vidas diárias. Esta é uma verdadeira demonstração da solidariedade europeia", comentou o comissário europeu responsável pela Gestão de Crises, Janez Lenarcic.

De acordo com dados da Comissão, a Turquia acolhe atualmente perto de 4 milhões de refugiados -- na sua esmagadora maioria (3,6 milhões), sírios que fugiram da guerra civil -, sendo 70% crianças e mulheres.

Leia Também: Turquia: Jornalista Can Dundar, no exílio, condenado a 27 anos de prisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório