Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Privado fora da primeira fase de vacinação? "Não acho normal"

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou que os critérios de vacinação dos profissionais de saúde deviam também ter em conta a idade e doenças de risco dos mesmos. Miguel Guimarães sublinhou ainda que a vacina contra a Covid-19, adquirida pelo Governo, não é só para os funcionários públicos.

Privado fora da primeira fase de vacinação? "Não acho normal"
Notícias ao Minuto

13:50 - 24/12/20 por Noticias ao Minuto

País Ordem dos Médicos

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, disse, esta quinta-feira, não compreender o porquê de os profissionais de saúde do setor privado não estarem incluídos na primeira fase de vacinação contra o novo vírus no país. 

"Não acho normal. Temos de ter noção que a vacina que o Governo está a comprar não é para os funcionários públicos, é para todos os portugueses", argumentou o responsável em declarações à RTP

De acordo com o bastonário, neste momento, o caminho a traçar no combate à pandemia deve passar, em primeiro lugar, por "evitar a mortalidade, em segundo lugar, por "prevenir os contágios" e, por fim, por anular a infeção.

"Isto significa que nas prioridades temos de ter em conta a idade, que é um fator de risco, e as doenças, que já sabemos que constituem também um fator de risco de grave", afirmou ainda, defendendo que estes critérios deviam ser aplicados "em todo o lado", incluindo, no plano de vacinação dos profissionais de saúde. 

É de recordar que a campanha de vacinação contra a Covid-19 arranca no próximo domingo em Portugal e, à semelhança de outros países da União Europeia, a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo SNS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório