Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Plano contra discriminação nos serviços de segurança concluído em janeiro

O plano de prevenção de manifestações de discriminação nas forças e serviços de segurança, para combater o discurso do ódio, deverá estar concluído no final de janeiro, foi hoje divulgado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Plano contra discriminação nos serviços de segurança concluído em janeiro
Notícias ao Minuto

13:24 - 17/12/20 por Lusa

País MAI

Numa nota em que dá conta de uma reunião do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na quarta-feira, por videoconferência, com a Comissária para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, Dunja Mijatovic, o MAI diz que está "em curso, pela Inspeção Geral da Administração Interna, a elaboração de um Plano de Prevenção de Manifestações de Discriminação nas Forças e Serviços de Segurança, que deverá estar concluído no final de janeiro de 2021".

Em julho deste ano, tinha sido anunciado que os elementos das forças e serviços de segurança que escrevam comentários de natureza racista, xenófoba ou qualquer outro tipo de discriminação nas redes sociais vão passar a ser mais fiscalizados e sancionados.

Na altura, foi revelado que esta seria uma das medidas que constaria no plano de prevenção de manifestações de discriminação nas forças e serviços de segurança da Inspeção-Geral da Administração Interna, tendo então levado a uma primeira reflexão conjunta de dirigentes máximos da PSP, GNR e SEF.

Relativamente à reunião com a comissária do Conselho da Europa, o ministro - a quem os partidos da oposição com assento parlamentar têm pedido a demissão devido à morte, em março, por alegado homicídio, do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) - também prestou esclarecimentos sobre o assunto.

De acordo com a mesma nota, o ministro transmitiu "as diligências que estão em curso, nomeadamente no domínio da atuação do Ministério da Administração Interna, para o apuramento dos factos ocorridos, bem como das respetivas responsabilidades criminais e disciplinares".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório