Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Investigadora da UC premiada com bolsa de 2 milhões de euros

A bolsa será canalizada para concretizar o projeto de investigação 'ECO - Animais e Plantas em produções Culturais sobre a Amazónia'.

Investigadora da UC premiada com bolsa de  2 milhões de euros
Notícias ao Minuto

09:44 - 15/12/20 por Notícias ao Minuto

País bolsa

Uma investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Patrícia Vieira, ganhou uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC) no valor de 2 milhões de euros. O montante irá permitir levar a cabo o projeto de investigação 'ECO - Animais e Plantas em produções Culturais sobre a Amazónia'.

Citada numa publicação no portal do CES, a investigadora explica que "o ECO tem como desafio principal estabelecer os parâmetros para pensar sobre a cocriação artística entre seres humanos e não humanos, refletindo sobre a inscrição da flora e da fauna na cultura humana a partir da bacia amazónica".

Numa altura em que a devastação ambiental é um problema, o projeto de investigação irá permitir analisar o papel das plantas e dos animais como seres ativos na criação de textos, filmes e obras de arte.

O ECO, pode ainda ler-se na plataforma, "analisa mitos e lendas, literatura oral, romances, poesia, canções, cinema, pinturas e esculturas que dão voz a animais e plantas amazónicos e que resistem a atitudes hegemónicas, extrativistas e predatórias em relação a seres não humanos e humanos".

Para Patrícia Vieira, "o objetivo mais alargado de ECO é chamar a atenção para a centralidade de animais e plantas na cultura humana e refletir sobre formas de coexistência entre seres humanos e não-humanos, partilhando o planeta de forma justa".

Saliente-se que esta bolsa é já o sétimo financiamento que o CES consegue angariar do ERC.

Leia Também: Cimpor investe 100 milhões para reduzir emissões de CO2 em 37% até 2030

Recomendados para si

;
Campo obrigatório