Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de 360 ações vão ser desenvolvidas no âmbito dos resíduos

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou que foram registadas, no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que hoje termina, 364 ações que vão ser desenvolvidas em Portugal.

Mais de 360 ações vão ser desenvolvidas no âmbito dos resíduos
Notícias ao Minuto

13:30 - 28/11/20 por Lusa

País Ambiente

Segundo a APA, as ações vão ser realizadas "por diversas entidades, desde a administração pública, associações, indústria, cidadãos e estabelecimentos de ensino, nas áreas de abrangência dos oito coordenadores regionais", tendo a APA assumido também este papel.

"O número elevado de ações inscritas é um bom indicador da importância da prevenção e da consciencialização dos diversos agentes sociais para a problemática da crescente produção de resíduos", considera a APA.

A agência adianta que "das ações que estão a ser desenvolvidas, tendo a APA como coordenadora, destacam-se 33 realizadas por autoridades públicas, 10 em estabelecimentos de ensino, cinco pela indústria e duas outras da iniciativa de um grupo de cidadãos e de uma ONG [organização não-governamental]".

"Estas ações abrangem várias áreas, desde a limpeza de espaços públicos, distribuição de objetos reutilizáveis que contribuem para a prevenção de produção de resíduos, campanhas de sensibilização, combate ao desperdício alimentar, realização de vários 'webinars', nomeadamente sobre a problemática dos microplásticos e os desafios da recolha seletiva dos biorresíduos, bem como a exibição de três programas apresentados na RTP1, 'Minuto Verde', sobre a prevenção da produção de resíduos", acrescenta a nota.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que começou no dia 21 com o tema "Resíduos invisíveis", "pretende alertar para a quantidade de resíduos que são produzidos aquando do fabrico dos produtos" que são adquiridos elos cidadãos, bem como os resíduos que serão produzidos após o consumo desses produtos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório