Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Sabe quais os comportamentos que definem o stalking? PSP ajuda-o

Trata-se de uma "forma de violência em que uma pessoa impõe sobre outra de forma persistente um conjunto de comportamentos de assédio". Polícia desempenha várias missões neste enquadramento.

Sabe quais os comportamentos que definem o stalking? PSP ajuda-o
Notícias ao Minuto

17:35 - 26/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Stalking

A Polícia de Segurança Pública (PSP) socorreu-se das redes sociais, esta quinta-feira, para explicar aos portugueses quais os comportamentos que definem o stalking. A Autoridade aproveitou ainda para chamar a atenção para as várias missões que desempenha neste enquadramento. 

O stalking "é uma forma de violência em que uma pessoa impõe sobre outra de forma persistente um conjunto de comportamentos de assédio que são indesejados e/ou intrusivos", explica a PSP.

"O assédio persistente", prossegue "pode ser cometido por conhecidos ou desconhecidos através de um padrão repetido e de ameaças reais com a intenção de instabilidade na vítima". 

Mas o que caracteriza o stalking? A PSP ajuda: 

  • O comportamento de 'caçada' (a espera, vigilância); 
  • A manipulação (envio de SMS com ameaças, pedidos de desculpa, etc.); 
  • A coerção (através de constrangimentos à vida social da vítima); 
  • A invasão do espaço da vítima (introdução na residência da vitima, perseguição a pé ou de automóvel, surgimento em locais perto da residência, local de trabalho/estudo).

Através das suas Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima (EPAV), a Polícia de Segurança Pública desempenha as missões de "efetuar o diagnóstico da situação de segurança" e "proceder ao atendimento e apoio às vítimas de crime", assim como se mantém "à disposição da comunidade aconselhando sobre os métodos de autoproteção".

A PSP procura ainda a "colaboração da comunidade" e "procede à identificação e levantamento de problemas", colaborando "com os serviços de apoio social"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório