Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

As batalhas dos profissionais de saúde na linha da frente da guerra Covid

Com o número de contágios e de internamentos a subir, também aumenta de forma gradual a pressão sobre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Os profissionais de saúde enfrentam uma árdua luta contra a Covid-19.

Notícias ao Minuto

16:17 - 22/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Coronavírus

Desde março, quando foi registado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, os profissionais de saúde estão na linha da frente de uma luta difícil e desgastante contra a pandemia. A Europa foi invadida por uma segunda vaga do coronavírus ainda mais intensa do que a primeira, e Portugal não foi exceção.

O vírus SARS-CoV-2 tem-se propagado por cá a um ritmo alarmante e o RT (risco de transmissão) encontra-se nesta altura num valor superior a 1. O número de infeções acelerou e o número de internamentos cresceu, criando uma pressão significativa nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Para os profissionais de saúde que estão na linha da frente, isso representa uma batalha constante, diária, para cuidar e tentar recuperar os pacientes que são internados com a doença Covid-19. Um trabalho intenso e que aparenta não ter fim à vista.

Na fotogaleria acima pode ver algumas imagens que mostram o trabalho dos profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHLN), que integra os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS), foram diagnosticados 4.788 novos casos de Covid-19 e morreram 73 pessoas em Portugal nas últimas 24 horas. No total, o país soma 260.758 casos de infeção e 3.897 óbitos. O número de casos ativos é de 83.942.

O número de pessoas internadas ascendeu a 3.151, com mais 126 pessoas a serem admitidas nos hospitais em 24 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório