Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Município da Praia da Vitória reforça medidas de contenção

A Câmara Municipal da Praia da Vitória, nos Açores, decidiu encerrar parques e zonas de lazer e reforçar a desinfeção de espaços públicos, devido ao agravamento da situação epidemiológica do concelho, no âmbito da pandemia de covid-19.  

Covid-19: Município da Praia da Vitória reforça medidas de contenção
Notícias ao Minuto

19:58 - 19/11/20 por Lusa

País Covid-19

"Em articulação com a autoridade concelhia de saúde, a Câmara Municipal da Praia da Vitória determinou, até ao final do mês, proceder ao encerramento de todos os parques infantis, parques públicos de exercício físico e zonas lúdicas e de lazer da responsabilidade do município, bem como suspender todas as atividades sociais e culturais previstas e reforçar as ações de desinfeção das áreas e equipamentos públicos", avançou hoje o presidente da câmara, Tibério Dinis, citado numa nota de imprensa.

Os Açores têm atualmente detetados 239 casos positivos ativos de infeção pelo novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, dos quais 190 na ilha de São Miguel, 43 na ilha Terceira, três na ilha de São Jorge, um na ilha do Pico e dois na ilha do Faial.

O concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, é o terceiro com mais casos positivos ativos nos Açores, com 27, seguindo-se a Ponta Delgada (118) e Ribeira Grande (46), na ilha de São Miguel.

Das 15 cadeias de transmissão ativas atualmente nos Açores, quatro estão localizadas na ilha Terceira, existindo ainda nove em São Miguel, uma partilhada entre São Miguel e São Jorge e uma em São Jorge.

Segundo Tibério Dinis, desde março que o município desinfeta espaços e equipamentos públicos, mas vai agora reforçar essa ações de desinfeção em escolas, mercados municipais, máquinas multibanco, bancos de jardim e outros equipamentos de utilização comunitária.

"Estamos numa fase de agravamento da situação epidemiológica e, mantendo articulação com a autoridade concelhia de saúde, o que pretendemos é acautelar a maior segurança possível a todos os praienses. Não há razões para alarmismos, apenas se pede a todos os cidadãos que cumpram com as recomendações e regras emanadas pelas autoridades de saúde, pois só nos protegendo a nós próprios podemos assegurar que protegemos os nossos concidadãos", salientou.

Desde o início do surto foram diagnosticados nos Açores 704 casos de infeção pelo novo coronavírus, tendo ocorrido 372 recuperações e 16 óbitos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.350.275 mortos resultantes de mais de 56,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 3.701 pessoas dos 243.009 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório