Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Grávidas devem ou não usar cinto de segurança? A GNR esclarece

Esta é, segundo esta força de segurança, uma das principais dúvidas das mães de primeira viagem.

Grávidas devem ou não usar cinto de segurança? A GNR esclarece
Notícias ao Minuto

23:49 - 09/11/20 por Notícias Ao Minuto

País Gravidez

A obrigatoriedade ou não do cinto de segurança durante a gravidez é uma das principais dúvidas das mães de primeira viagem. Por essa razão, a GNR decidiu fazer uma publicação a esclarecer todas as dúvidas relacionadas com o tema e partilhar a mesma na sua página de Facebook.

"Em caso de acidente, este sistema de retenção assume particular importância na proteção tanto da mãe, como da criança. Contudo, deve ser cuidadosamente colocado", explica a GNR, acrescentando que deve-se ter atenção a alguns aspetos.

Primeiro o cinto de três pontos deve ser colocado normalmente, puxando a precinta subabdominal o mais para baixo possível, para que, em caso de travagem, o mesmo pressione na zona das ancas e não na barriga.

Além disso, a precinta diagonal do cinto deve ser repousada sobre o ombro e cruzar o tórax, passando pelo meio do peito e por cima da barriga.

"A isenção da obrigação do uso do cinto de segurança não é uma opção da grávida, podendo apenas ser autorizada pelas autoridade de saúde, através de um atestado médico, por graves razões de saúde", salienta ainda a GNR na mesma nota.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório