Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Cartaxo alarga horário dos cemitérios no próximo fim de semana

A Câmara do Cartaxo vai manter abertos os cemitérios do concelho de sábado a segunda-feira, tendo decidido alargar o horário para evitar a concentração de pessoas e garantir o cumprimento das medidas de proteção devido à pandemia da covid-19.

Cartaxo alarga horário dos cemitérios no próximo fim de semana
Notícias ao Minuto

17:21 - 26/10/20 por Lusa

País Covid-19

Em comunicado, a Câmara do Cartaxo (distrito de Santarém) afirma que decidiu ainda, por recomendação da Comissão Municipal de Proteção Civil, proibir a corrida de touros que estava anunciada para o próximo domingo.

Sublinhando que as medidas "decorrem da avaliação da situação epidemiológica no concelho", o município afirma que, além do alargamento do horário dos cemitérios (das 08:30 às 18:30), é feito um apelo para que a população se desloque àqueles espaços para homenagear os entes queridos ao longo da semana, evitando "contribuir para ajuntamentos que colocam em causa a própria saúde".

A entrada no cemitério estará condicionada a uso de máscara, desinfeção das mão, distanciamento físico, limite de duas pessoas junto de cada campa, no "tempo estritamente necessário", proibição da partilha de objetos como baldes, regadores, vassouras e outros equipamentos de limpeza e manutenção.

"A permanência de visitantes no cemitério municipal não pode ultrapassar em momento algum 10% da ocupação máxima da área de circulação do cemitério, ou seja, 56 pessoas", refere a nota, adiantando que as instalações sanitárias permanecem encerradas e que não será permitida a concentração de mais de cinco pessoas no exterior, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar.

Durante a realização de cerimónias fúnebres, apenas será permitida a entrada das entidades religiosas, de familiares (condicionados a um máximo de 20 pessoas) e agentes funerários.

Quanto à corrida agendada para a Praça de Touros do Cartaxo, o município refere que a decisão foi tomada com base nos pareceres negativos tanto do Serviço Municipal de Proteção Civil como da autoridade de saúde local.

Na Comissão Municipal de Proteção Civil têm assento as forças de segurança (PSP e GNR), os presidentes de Junta de Freguesia, a Coordenadora da Proteção Civil Municipal e a autoridade de saúde pública.

A Câmara do Cartaxo tinha já decidido suspender a atividade do Centro Cultural "durante, pelo menos, duas semanas", período em que estavam agendados "espetáculos especialmente dedicados a crianças e a seniores".

O Governo anunciou na passada quinta-feira a proibição de circulação entre concelhos de 30 de outubro até 03 de novembro, no fim de semana do Dia de Fieis Defuntos/Dia de Finados, devido ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus que provoca a doença covid-19.

Portugal contabiliza pelo menos 2.343 mortos associados à covid-19 em 121.133 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório