Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Surto no Entroncamento. Autarca admite "situação limite"

O autarca Jorge Faria sublinha a necessidade de mais apoio ao Lar dos Ferroviários, onde 50 dos 75 utentes estão infetados com Covid-19.

Surto no Entroncamento. Autarca admite "situação limite"
Notícias ao Minuto

17:20 - 28/09/20 por Notícias Ao Minuto

País Entroncamento

O presidente da Câmara Municipal do Entroncamento admitiu, na tarde desta segunda-feira, que o Lar dos Ferroviários, onde 50 dos 75 utentes estão infetados com Covid-19, está numa "situação limite" e que necessita de "mais apoios" para combater o surto.

"Precisávamos de mais apoio. Neste momento não está crítico, mas estamos numa situação limite e, portanto, estamos a procurar reforçar e se houver pessoas disponíveis para trabalhar ou para serem voluntárias são bem-vindas", apelou Jorge Faria na antena da RTP3.

Tal como já tinha dito à agência Lusa, o autarca lembrou que a maioria dos utentes (43) recuperam no lar, sete estão internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) e um deles, com cerca de 80 anos, requer "alguma preocupação".

Dos 18 funcionários diagnosticados com Covid-19, cinco deles já recuperaram e um encontra-se também internado.

Jorge Faria garantiu ainda que, no sábado, foi realizada "uma operação em que foi possível separar o lar em dois espaços, numa ala estão os utentes com testes positivos e na outra os utentes com resultados negativos".

A nível de recursos humanos, o autarca anunciou que "a Câmara Municipal já reforçou com seis funcionários da autarquia que se voluntariaram para dar apoio" e que "destes seis, por acaso, uma testou positiva e outra está inconclusiva, neste momento".

A Cruz Vermelha, "através da Segurança Social, também já reforçou [a ajuda ao lar] com três pessoas", adiantou o governante, reiterando, contudo, a necessidade de mais apoio humano.

"Este é justamente o aspeto mais crítico porque, por exemplo, numa primeira fase, quando houve 12 infetados, pelo menos duas funcionárias fizeram a sua quarentada não em casa, mas a trabalhar no lar porque estavam assintomáticas. É um contributo extraordinário, porque obviamente diminui o número de pessoas em contacto com aquela zona ‘suja’", sublinhou.

Leia Também: Infetados 50 dos 75 utentes do Lar dos Ferroviários no Entroncamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório