Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AR manifesta pesar pelas mortes de Fernanda Lapa e Vicente Jorge Silva

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, votos de pesar apresentados pelo presidente do parlamento pelas mortes da atriz Fernanda Lapa, do jornalista Vicente Jorge Silva e do pintor Nikias Skapinakis.

AR manifesta pesar pelas mortes de Fernanda Lapa e Vicente Jorge Silva
Notícias ao Minuto

13:21 - 18/09/20 por Lusa

País Óbitos

Ferro Rodrigues recorda Fernanda Lapa, que morreu em 06 de agosto aos 77 anos, pela sua "entrega e dedicação às artes", mas também pelo "enorme contributo para a afirmação do papel da mulher na sociedade portuguesa, e para a desconstrução da imagem estereotipada e idealizada da mulher no teatro".

"Até se ouvir a sua voz, quase nenhum texto de autoria feminina era representado e poucas eram as encenadoras em atividade, tendo Fernanda Lapa sido fundamental para a afirmação e valorização da mulher nas artes cénicas em Portugal", destaca.

O voto refere o seu percurso como atriz multifacetada, da ópera ao teatro, encenadora, dramaturga e também a sua militância no PCP desde 1978.

Desde 2019, Fernanda Lapa coordenava as Comemorações Nacionais do Centenário de Bernardo Santareno (1920 -- 2020), de quem foi aluna, uma iniciativa a que a Assembleia da República se associou.

No voto relativo a Vicente Jorge Silva, que faleceu no passado dia 8 de setembro, aos 74 anos, Ferro Rodrigues recorda-o como um "homem de várias paixões", mas que se destacou sobretudo no jornalismo, tendo desempenhando um importante papel na renovação da imprensa portuguesa.

Iniciando a sua carreira de jornalista no Comércio do Funchal, após o 25 de Abril, Vicente Jorge Silva foi chefe de redação e diretor-adjunto do Expresso, tendo criado e dirigido a Revista.

"O seu projeto mais pessoal foi, sem dúvida, o jornal Público, um marco de inovação na imprensa nacional do início dos anos 90 do século passado, de que foi cofundador e primeiro diretor, e ao qual ficará para sempre associado", destaca o presidente da Assembleia da República.

Vicente Jorge Silva teve uma breve incursão pela atividade político-partidária, ao ser eleito, em 2002, deputado à Assembleia da República pelo círculo de Lisboa (IX Legislatura), na lista do Partido Socialista.

"Visionário, rigoroso e exigente, revolucionário na ditadura e na democracia, Vicente Jorge Silva marcou uma geração no jornalismo em Portugal e deixa ao país um notável legado, quer quanto a obra feita, quer quanto a exemplo de inquietude e liberdade de expressão e pensamento, que é devido reconhecer", salienta.

Ferro Rodrigues apresentou ainda um voto de pesar pelo falecimento de Nikias Skapinakis, no passado dia 26 de agosto aos 89 anos, recordando-o como "uma das mais inventivas e irrequietas figuras do panorama artístico português".

Filho de mãe portuguesa e pai grego, Nikias Ribeiro Skapinakis nasceu em Lisboa, em 1931.

Autodidata nas artes visuais, Nikias Skapinakis ingressou na Escola de Belas-Artes de Lisboa para estudar arquitetura, que cedo abandonou para se dedicar à pintura, atividade que manteve até ao seu desaparecimento.

"Da geração de Júlio Pomar, Sá Nogueira ou Fernando Lanhas, Nikias Skapinakis foi um dos nomes maiores da pintura portuguesa da segunda metade do século XX", afirmou Ferro Rodrigues, que recorda ainda o seu percurso antifascista, desde a militância no MUD Juvenil à candidatura pela Oposição Democrática nas eleições para a Assembleia Nacional, em 1957 e em 1961.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório