Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Trovoada, vento e chuva. O mau tempo chegou em força. Eis as imagens

O outono antecipou-se uns dias, colocando 13 distritos sob aviso amarelo devido à chuva e vento fortes.

Notícias ao Minuto

09:40 - 18/09/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje treze distritos de Portugal continental sob aviso amarelo por causa do vento e da chuva, que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada, instabilidade meteorológica que já se faz sentir em grande parte do território desde ontem. 

De acordo com o IPMA, os distritos de Aveiro e Viseu estão sob aviso amarelo desde as 6h00 e até às 18h00 de hoje devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes.

Os distritos da Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo devido à chuva (até às 18h00 de hoje) e vento por vezes forte com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 85 quilómetros por hora (km/h) nas terras altas (até às 21h00 de hoje).

Os distritos de Portalegre e Évora estão sob aviso amarelo desde as 6h00 e até às 21h00 de hoje por causa do vento forte.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e de rajadas fortes de vento, em especial nas regiões do interior e possibilidade de queda de granizo (como já se verificou no dia de ontem, por exemplo, na região Centro). 

Na galeria acima, pode ver alguns dos registos do mau tempo que assola o país, partilhados pela página Metéo Trás-os-Montes. 

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte e com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h) nas regiões Centro e Sul.

Nas terras altas, o vento será forte do quadrante sul, com rajadas até 85 km/h, em especial nas regiões Centro e Sul.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal e descida de temperatura, em especial da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 11 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Lisboa) e as máximas entre os 16 graus (na Guarda) e os 27 (em Braga e no Porto).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório