O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para as próximas 48 horas, "precipitação por vezes forte, acompanhada de trovoada, vento forte e agitação marítima, com possibilidade de inundações em locais historicamente vulneráveis" e, neste seguimento, a Guarda Nacional Republicana deixou alguns alertas para que a população fique protegida do mau tempo que se avizinha.
Numa publicação no Facebook, a força de segurança aconselha a que, tendo em conta "as alterações do estado do tempo", os portugueses adotem "uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias".
Outra das indicações vai no sentido de não se atravessarem "zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas". Os militares chamam ainda a atenção para a necessidade de garantir uma "adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas".
O vento mais forte que é esperado poderá levar à queda de ramos e árvores. Por este motivo, a GNR alerta ainda para que "tenha especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas".
E também a circulação junto ao mar ou rio precisa de maior atenção: "Adote cuidados redobrados na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando se possível a circulação e permanência nestes locais". Não deve praticar "atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima".
Por fim, a Guarda ressalva que deve ficar atento às informações do IPMA, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e das Forças de Segurança neste período.
Leia Também: Mau tempo. Proteção Civil deixa recomendações para as próximas 48 horas