Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Avião da easyJet "a um segundo" de ter acidente no aeroporto de Lisboa

Relatório revela que pilotos calcularam mal o tamanho da pista.

Avião da easyJet "a um segundo" de ter acidente no aeroporto de Lisboa
Notícias ao Minuto

17:26 - 15/08/20 por Notícias Ao Minuto

País EasyJet

Um avião da easyJet, que transportava 167 passageiros, de Lisboa para Manchester, no Reino Unido esteve "a um segundo" de ter um acidente no Aeroporto Humberto Delgado, a 16 de setembro de 2019, ao levantar voo, revela o relatório efetuado ao incidente pela Agência de Investigação a Acidentes Aéreos britânica e agora divulgado pela Sky News.

De acordo com o documento, os pilotos calcularam mal o tamanho da pista 21 do aeroporto de Lisboa e o aparelho descolou quando tinha apenas 110 metros de pista, ou seja, levantou a 10 metros distância da vedação

Garante ainda o relatório que, à velocidade que seguia o avião, foi apenas por 1,3 segundos que não houve um acidente que "poderia ter causado danos significativos na aeronave e aos ocupantes".

O erro terá acontecido porque os pilotos inseriram erradamente os dados do comprimento da pista. Em vez de calcularem a distância a partir da intersecção de onde estavam, usaram medidas do comprimento total da pista.

Segundo a Sky News, os pilotos repararam que algo estava errado quando viram as luzes vermelhas e brancas que sinalizam os últimos 900 metros da posta, mas decidiram não acionar medidas extra, colocando o aparelho e os ocupantes em perigo.

Uma das razões apontada pela Agência de Investigação a Acidentes Aéreos britânica para o erro tem a ver com o facto de os pilotos terem sido "interrompidos várias vezes durante a preparação pré-voo".

Recorde-se que esta não é a primeira vez que um incidente do género acontece no aeroporto Humberto Delgado. De acordo com a Sky News, em abril e maio do mesmo ano, outros dois aviões da mesma companhia tiveram problemas idênticos em Lisboa.

À publicação britânica, o porta-voz da companhia de aviação revelou que, entretanto, em dezembro e janeiro, foram realizadas várias alterações à identificação da pista e uma recomendação de "descontinuar o uso de posições de descolagem para minimizar a confusão".

Leia Também: Sobrevivente de acidente de avião da Air India relata como tudo se passou

Recomendados para si

;
Campo obrigatório