Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

PEV admite discutir redução do número de debates quinzenais no Parlamento

O Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) admitiu hoje estar aberto a discutir a redução dos debates quinzenais com o primeiro-ministro, proposto pelo PSD, porque "estão a tornar-se vulgares" e a ocupar muito tempo da agenda parlamentar.

PEV admite discutir redução do número de debates quinzenais no Parlamento
Notícias ao Minuto

20:03 - 02/07/20 por Lusa

País Os Verdes

"Estamos abertos a discutir uma proposta que passe por ponderar a existência dos debates quinzenais", afirmou, em declarações à Lusa, o deputado do PEV José Luís Ferreira.

A solução pode não ser quatro debates, como propõem os sociais-democratas, "pode até ser mensal", mas realizar-se de quinze em quinze dias "está a tirar valor e dignidade ao debate com o primeiro-ministro", argumentou.

O PSD propõe a realização de quatro sessões de perguntas ao primeiro-ministro por ano no parlamento, em vez dos atuais debates quinzenais, e outros quatro com ministros setoriais, em que o líder do Governo pode estar presente.

De acordo com o PSD, a presença obrigatória do chefe do Governo no parlamento subirá para oito vezes por ano se se contabilizar o debate do Estado da Nação, que se inicia com uma intervenção do primeiro-ministro, e a discussão do Orçamento do Estado, que habitualmente também é aberta ou fechada por este (embora o regimento não o pormenorize).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório