Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Governo anuncia medidas de requalificação profissional no ensino superior

O Governo anunciou hoje medidas para promover a requalificação profissional dos trabalhadores desempregados no ensino superior (imagem do arquivo), através de programas conjuntos com politécnicos e empresas.

Governo anuncia medidas de requalificação profissional no ensino superior
Notícias ao Minuto

21:59 - 04/06/20 por Lusa

País Coronavírus

As medidas fazem parte do Programa de Estabilização Económica e Social, que vai enquadrar o futuro Orçamento Suplementar, aprovado hoje pelo Conselho de Ministros, no seguimento da pandemia de covid-19.

Entre as iniciativas para promover a requalificação profissional, o Governo vai apoiar formações iniciais curtas no ensino superior politécnico, que se destinam a 10 mil jovens e adultos, precisou o primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros.

Estes cursos fazem parte de um conjunto de três programas que, segundo o primeiro ministro, pretende "aproveitar este momento de inatividade por via do desemprego ou da redução do número de horas trabalhadas por via do 'lay-off'".

O Governo vai ainda criar estímulos à inserção de mais de 10 mil adultos ativos no ensino superior e apoiar pós-graduações com empregadores, instituições científicas e centros de inovação, que vão integrar cerca de 10 mil pessoas, "desempregadas ou empregadas e cujas empresas queiram proceder à requalificação dos seus recursos humanos", explicou António Costa.

De acordo com o documento em que são apresentadas as medidas do Programa de Estabilização, vão também ser criados apoios à contratação de recursos humanos altamente qualificados, que incluem licenciados, mestres e doutores.

Portugal contabiliza pelo menos 1.455 mortos associados à covid-19 em 33.592 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hije.

O país entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, que sexta-feira foi prolongado até 14 de junho, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório