Incêndio no concelho de Cuba em fase de resolução

O fogo que deflagrou na tarde de terça-feira no concelho de Cuba, distrito de Beja, entrou hoje em fase de resolução, indicou a Proteção Civil.

incêndio

© Pedro Costa/Anadolu via Getty Images

Lusa
13/08/2025 02:53 ‧ há 6 horas por Lusa

País

Incêndios

O fogo foi dominado à 01h42, declarou à Lusa fonte do Comando Sub-regional do Baixo Alentejo.

 

No terreno, encontravam-se por volta das 02h45 de hoje 125 operacionais, auxiliados por 47 meios terrestres, de acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Fonte do Comando Sub-Regional do Baixo Alentejo disse anteriormente à Lusa que o foco de incêndio deflagrou na zona de Vila Alva, tendo o alerta sido dado às 17h21.

As chamas consumiram uma área de mato, pasto, azinheiras e sobreiros, adiantou, não havendo habitações em risco.

O Governo decidiu na terça-feira prolongar a situação de alerta até às 23h59 de sexta-feira devido às previsões meteorológicas, que apontam para aumento da temperatura e risco agravado de incêndio rural.

Uma nota do Ministério da Administração Interna adianta que "todas as medidas de caráter excecional, outrora implementadas, serão mantidas durante este período".

Os quatro principais incêndios a lavrar em Portugal continental estavam por volta das 02h45 a ser combatidos por mais de 1.300 operacionais.

De acordo com o portal da ANEPC, a essa hora, no fogo de Vila Real, estão empenhados 463 operacionais auxiliados por 152 meios terrestres, no de Trancoso (Guarda) encontram-se 476 bombeiros e 161 veículos, no de Tabuaço (Viseu) são 291 operacionais e 93 viaturas e no de Sátão (Viseu), 92 operacionais têm o apoio de 27 meios terrestres.

Estes são os maiores fogos incluídos pela Proteção Civil na lista de incêndios rurais em curso (ainda não dados como dominados/em resolução) de entre as denominadas "ocorrências significativas", assim descritas pela duração ou pelo número de meios envolvidos.

Leia Também: Mais de 1.500 operacionais combatem seis maiores fogos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas