Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ponta Delgada: Autarca pede que se celebre aniversário da cidade em casa

O presidente da Câmara de Ponta Delgada pediu à população que o aniversário da cidade açoriana, que hoje se assinala, seja celebrado em casa e com "sentido de responsabilidade individual e coletiva" face à pandemia de covid-19

Ponta Delgada: Autarca pede que se celebre aniversário da cidade em casa
Notícias ao Minuto

08:48 - 02/04/20 por Lusa

País Covid-19

"Com serenidade e sentido de responsabilidade individual e coletiva, celebremos o aniversário de Ponta Delgada como celebramos o nosso aniversário em família: na nossa casa", lê-se na mensagem de Humberto Melo a propósito dos 474 anos da cidade da ilha de São Miguel. O autarca refere que a cerimónia deste ano, cancelada devido às medidas de contenção da covid-19, seria dedicada à imprensa centenária da cidade, com a entrega da medalha de ouro do município aos jornais Correio dos Açores, que cumpre 100 anos em 01 de maio, e Diário dos Açores, que completou este ano o 150.º aniversário.

A cerimónia iria também distinguir, com a medalha de mérito municipal, Gustavo Moura, jornalista açoriano que morreu em setembro de 2019, e estava previsto o descerramento de uma placa identificativa da casa de Manuel António Vasconcelos, fundador em 1835 do Açoriano Oriental, na freguesia do Pilar da Bretanha.

"Em devido tempo concretizaremos o reconhecimento do município. Não apenas com estes gestos simbólicos, mas também com a instalação do Núcleo Museológico da Imprensa Centenária de Ponta Delgada", frisa o presidente da câmara.

Na mensagem, Humberto Melo enaltece igualmente o trabalho de todos os profissionais que asseguram os "cuidados de saúde", o "fornecimento de água", a "recolha dos resíduos humanos", a limpeza dos espaços públicos e de "outros bens de primeira necessidade".

"Este momento que vivemos não é de comemoração, mas de definição de novas prioridades para a nossa ação de combate à pandemia de covid-19 e de recuperação socioeconómica. O nosso foco será, sempre, as pessoas e as suas reais necessidades", garante.

Composto por 24 freguesias, Ponta Delgada é o concelho mais populoso dos Açores, com cerca de 68 mil habitantes, correspondente a 28% da população da região.

No início desta semana, o município anunciou o cancelamento da comemoração oficial dos 474 anos da cidade e das Festas do Divino Espírito Santo do concelho, em julho, devido à "reiterada situação de contingência regional", vigente até 30 de abril.

Até quarta-feira, foram detetados nos Açores 57 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença covid-19, sendo 25 em São Miguel, nove na ilha Terceira, dois na Graciosa, sete em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 870 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 44 mil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório