Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: Dos 41 casos em Portugal, um inspira cuidados mas evolui bem

Portugal inicia implementação de medidas de contenção mais robustas, como forma de mitigar a propagação do novo coronavírus no país. Acompanhe aqui as principais notícias, ao minuto.

AO MINUTO: Dos 41 casos em Portugal, um inspira cuidados mas evolui bem

Os países europeus concentram esforços para mitigar a propagação do vírus SARS-Cov-2, que resulta na doença Covid-19. Itália, o caso mais preocupante a nível mundial, anunciou na segunda-feira quarentena para todo o país, depois de serem anunciados mais de 1.700 infetados e quase 100 mortes num só dia, no mesmo dia.

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus em Portugal mantém-se nos 41, com 375 casos suspeitos e 83 a aguardar resultados.

O Governo português decidiu, entre outras medidas, suspender todos os voos com destino ou origem nas zonas mais afetadas em Itália, recomendando também a suspensão de eventos em espaços abertos com mais de 5.000 pessoas.

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto em Portugal e em todo o mundo:

23h46 - Consulte aqui a lista atualizada de serviços públicos, escolas ou hospitais em Portugal que estão suspensos, condicionados ou encerrados por causa do surto viral.

23h41 - Pais de cerca de 10.000 alunos que pagaram viagens de finalistas a Espanha pediram hoje a intervenção do Governo, após a agência XTravel se recusar a cancelar as deslocações, na sequência da epidemia de Covid-19.

23h37 - Nadine Dorries, a primeira deputada britânica a ser infetada pelo novo coronavírus, fez uma breve comunicação através do Twitter. A subsecretária da Saúde agradeceu as mensagens de apoio e disse que não foi fácil mas que espera já ter "passado o pior". "Estou mais preocupada com a minha mãe de 84 anos que tem estado comigo e hoje começou a tossir. Vai ser testada amanhã", indicou.

23h29 - 'Façam o que eu digo, não façam o que eu faço?'. O momento em que Mark Rutte, primeiro-ministro holandês, termina com um aperto de mão uma comunicação à imprensa onde falava sobre a política de contacto reduzido.

23h21 - Os números globais do novo coronavírus, até ao momento:

  • 118.905 casos de infeção, dos quais:
  • 65.110 estão recuperados (54%)
  • 49.526 casos ativos (41%), dos quais 6.088 estão em estado grave (12%)
  • 4.524 morreram (3,8%)

23h11 - Os festivais de música Coachella e Stagecoach foram ambos adiados para outubro. Os dois festivais realizar-se-iam em abril, na Califórnia.

22h45 - Impacto no desporto. O Benfica emitiu, esta terça-feira, uma nota oficial na qual deu conta das medidas de contingência que serão aplicadas pelo clube durante as próximas semanas. O jogador francês Mbappé foi hoje testado para Covid-19 e deu negativo, ao passo que um jogador da primeira divisão norte-irlandesa acusou positivo para Covid-19

Ao mesmo tempo, José Mourinho leva a sério as medidas de prevenção ao coronavírus, como pode confirmar abaixo.

22h40 - Subsecretária de Estado parlamentar de Saúde britânica testa positivo para Covid-19. Nadine Dorries é a primeira parlamentar britânica infetada com o vírus.

O número de casos confirmados de Covid-19 no Reino Unido aumentou para 373 e um sexto paciente morreu, informaram hoje as autoridades britânicas, que iniciaram um combate paralelo à desinformação sobre a doença.

22h03 - Embora ao início da tarde as empresas de distribuição tenham notado apenas uma "ligeiro aumento da procura de produtos", nota-se, pelas redes sociais, que o pânico tem levado as pessoas aos super e hipermercados, com especial interesse por... papel higiénico.

Recorde-se o apelo da DGS, esta tarde, para não "açambarcar".  A diretora-geral da DGS, Graça Freitas,  explicou esta tarde que "não se deve chegar ao ponto" de correr para os supermercados ou para as farmácias. Um período de isolamento, se necessário, é de até 15 dias. Os supermercados continuarão abertos e a fazer entregas ao domicílio, se necessário.

Leia mais sobre o assunto: Segurança 'protege' rolos de papel higiénico na Austrália

21h45 - À imagem do que fizeram outros hospitais, também o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) decidiu hoje limitar as visitas aos doentes a uma pessoa/dia e disponibilizar informação útil aos profissionais, como proteção contra o novo coronavírus.

21h25 - Alguns eventos ou atividades impactados em Portugal:

  • O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) suspendeu hoje as atividades letivas presenciais e iniciativas como conferências e seminários nas suas instalações.
  • Os concertos da banda Cock Robin, previstos para sexta-feira e sábado, em Lisboa e no Porto, respetivamente, foram adiados para outubro.
  • A empresa de eventos e entretenimento tecnológico E2Tech adiou o Europarque Gaming Experience e a competição ELiga Portugal devido ao surto de Covid-19.
  • A Associação Académica de Coimbra suspendeu convívios de estudantes e atividades desportivas e culturais e encerrou o Campo Santa Cruz.

21h08 - O número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil subiu para 34, sendo que o Ministério da Saúde monitoriza 893 outros casos suspeitos, informou hoje o Governo brasileiro.

21h06 - O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou uma "área de contenção" de um quilómetro e meio na parte norte do município de New Rochelle, "o maior foco de infeção do novo coronavírus do país".

20h45 - A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, esclareceu hoje o parlamento que, no âmbito do plano de contingência resultante do coronavírus, foram suspensas ou reduzidas as visitas em várias prisões, tendo-se compensado essas restrições com o aumento de telefonemas dos reclusos.

20h30 - António Costa falou à imprensa no final de uma reunião com responsáveis europeus, onde foram acordados vários mecanismos para fazer frente à epidemia do vírus SARS-Cov-2. O primeiro-ministro enumerou as principais medidas, garantiu apoio aos portugueses e sublinhou a importância de um Orçamento "prudente".

20h10 - Autarquias que adotaram medidas de contingência esta terça-feira:

  • Amara Municipal de Oliveira de Azeméis anunciou esta tarde o encerramento de todos os seus equipamentos desportivos, cancelando também os eventos promovidos pela autarquia e restringindo a acesso a serviços camarários apenas a casos inadiáveis;
  • A mara de Fornos de Algodres decidiu hoje cancelar várias iniciativas devido à epidemia de Covid-19, entre as quais a Feira do Queijo Serra da Estrela;
  • As maras de Mondim de Basto, Ribeira de Pena e Sabrosa anunciaram hoje a suspensão das feiras nestes concelhos do distrito de Vila Real;
  • A mara de Valongo vai encerrar a partir de quarta-feira os equipamentos municipais e está a ponderar a suspensão ou cancelamento de vários eventos públicos;
  • A mara de Vila Nova de Gaia fecha a partir de quinta-feira e "por tempo indeterminado", devido ao surto de Covid-19, equipamentos municipais como piscinas e auditórios municipais;
  • Os equipamentos públicos do município de Vila Nova de Famalicão vão ser encerrados "até decisão em contrário";
  • A mara de Loulé anunciou que vai encerrar a partir de hoje e até à próxima segunda-feira espaços de atendimento ao público, infraestruturas e equipamentos desportivos e culturais, cuja programação ficará suspensa;
  • A mara de Braga anunciou que os espaços municipais da autarquia vão ser encerrados ao público;
  • A mara de Sintra anunciou hoje que vai cancelar todas as atividades e eventos públicos da responsabilidade do município e suspender os serviços de atendimento presencial;

19h45 - No Ruanda ninguém entra nos autocarros sem lavar as mãos. O país não tem nenhum caso de infeção.

Um homem infetado com o novo coronavírus na República Democrática do Congo (RDCongo) elevou hoje para 105 o número de casos confirmados em 11 países africanos.

19h33 - O presidente da Câmara de Felgueiras comunicou às autoridades de saúde "indícios" de haver pessoas em Idães que não estarão a respeitar a situação de quarentena em que se encontram, no âmbito do surto de Covid-19. De acordo com a SIC Notícias, quem o fizer poderá ser acusado do crime de desobediência.

19h20 - Jogador de futebol Kylian Mbappé (Paris Saint-Germain) realiza teste a novo coronavírus. Resultados serão conhecidos em breve.

19h07 - IMPORTANTE. A Linha SNS24 (808 24 24 24) passa a permitir duas vias de triagem, uma só para o Covid-19 e outra para as restantes doenças (sem retirar prioridade às últimas). Quem estiver em situação mais grave deve ligar para o 112.

NÃO ESQUECER: Deve ligar PRIMEIRO para a Linha SNS24 antes de se dirigir para algum hospital ou centro de saúde.

19h06 - Ainda ninguém teve alta depois de diagnosticado com Covid-19, disse a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, ao lado da ministra da Saúde, Marta Temido.

"Estas pessoas ainda não tiveram tempo de melhorar e de ter alta. Começámos com casos há poucos dias. A história natural da doença não permite que tenhamos dado alta a ninguém”, disse Graça Freitas, explicando que são necessários dois exames negativos para a doença antes de ser dada alta.

19h00 - Suspensão de todos os voos a todas as regiões de Itália a partir das 00h00 de 11 de março e pelo mesmo período de 14 dias (24 de março). O Governo tinha anunciado suspensão dos voos a algumas zonas mas após anúncio de quarentena para toda a Itália medida foi alargada. A TAP indicou, posteriormente, que acatará a indicação.

18h40 - A ministra da Saúde, Marta Temido, encabeça a conferência de imprensa desta terça-feira. O número de casos confirmados mantém-se nos 41, sendo que apenas um inspira cuidados, mas registou "evolução positiva" nos últimos dias. Registam-se nesta altura 375 casos suspeitos, 83 a aguardar resultados e 667 casos sob vigilância.

"Todos em conjunto conseguiremos combater o vírus", disse a ministra.

Marta Temido indicou, ainda, que está marcada uma reunião do Conselho Nacional da Saúde para amanhã às 15h00 e uma audição dos bastonários das Ordens profissionais do setor da Saúde para a próxima sexta-feira.

18h12 - "60% a 70% das pessoas na Alemanha irão ser infetadas", terá afirmado Angela Merkel esta terça-feira perante os deputados alemães, segundo titula o Bild. O ministro da Saúde, Jens Spahn, terá confirmado a estimativa, que poderá verificar-se se não for encontrada uma vacina num futuro próximo. O governante acrescentou, porém, que 80% de todas as pessoas infectadas passariam pela epidemia quase sem sintomas.

18h00 -  O Parlamento Europeu registou hoje o primeiro caso de Covid-19, com os serviços médicos da assembleia a indicarem que um formador externo que dá aulas a funcionários em Bruxelas acusou positivo na análise a que se sujeitou.

17h50 - Há 35 dias sem casos novos de infeção, Macau registou dez doentes, tendo todos já recebido alta hospitalar. Três continuam em isolamento na convalescença no Centro Clínico de Saúde Pública de Coloane.

Recorde aqui uma entrevista a uma portuguesa residente em Macau: "Nunca senti pânico. Cidade com postura exemplar"

17h36 - Impacto no desporto. Lazio, AC Milan e Fiorentina cancelaram treinos das equipas principais. O jogo particular Alemanha - Itália vai ser realizado à porta fechada. Em Inglaterra, os jogadores do Nottingham Forest foram obrigados a realizar testes para despistar uma possível infeção. O embate entre o Bayern Munique e o Chelsea, dos oitavos de final da Liga dos Campeões, também será disputado à porta fechada.

Recorde aqui os eventos cancelados em Portugal e aqui quem pode entrar nos jogos à porta fechada, por cá.

17h23 - Itália regista 168 mortes nas últimas 24 horas, elevando o número total de vítimas mortais para 631. No mesmo período foram registadas 977 infeções confirmadas, cifrando-se o número total de casos de infeção em 10.149, dos quais 8.514 são casos ativos (877 em estado grave) e 1.004 estão curados.

A maior parte dos casos de infeção (5.469) cinge-se à região de Lombardia, no norte do país, seguida pelas regiões de Emiglia Romagna, Piedmont e Veneto.

17h16 - Um grupo de profissionais de saúde do Hospital de Vila Nova de Famalicão está em isolamento depois do contacto com dois casos suspeitos de Covid-19.

O Hard Club do Porto revelou hoje ter colocado em quarentena todos os colaboradores que, na passada sexta-feira, estiveram em contacto direto com um DJ que atuou naquele espaço e que está infetado com a doença Covid-19

17h01 - mara Municipal de Lisboa  (CML) anunciou, esta terça-feira, o encerramento e/ou suspensão de várias instituições/serviços públicos a partir de amanhã até dia 3 de abril. As cidades de Oliveira de Azeméis, Macedo de Cavaleiros, Gaia e Braga decidiram tomar medidas similares.

16h48 - A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) reportou hoje um "ligeiro aumento da procura de produtos" nos super e hipermercados associado ao surto do Covid-19, mas garantiu que estas unidades estão a funcionar "com total normalidade". Diretora-geral da Saúde pediu hoje à população para não "açambarcar", conforme pode ver mais abaixo.

16h40 - NO PARLAMENTO. Graça Freitas admite que os "cuidados intensivos são um ponto crítico", mas que a questão está a ser trabalhada. Sobre os quartos para isolamento, a diretora-geral explicou que o número atual pode ser bastante aumentado. "Qualquer enfermaria pode tornar-se num espaço de isolamento", sendo esse, portanto, um "assunto que não preocupa".

16h31 - NO PARLAMENTO. Só há uma cadeia de transmissão em que ainda não se encontrou o "link", ou seja, a proveniência da infeção, mas Graça Freitas refere que é uma cadeia de duas pessoas infetadas. Existem, nesta altura, seis cadeias de transmissão, mas ainda não existe transmissão comunitária. Isto é, foi possível identificar a origem (ligação) de todos os casos conhecidos de infeção.

Já agora: Sabe o que é um caso suspeito? E um contacto próximo?

16h30 - Luísa Paolinelli, deputada do PS Madeira, está em quarentena voluntária, em casa, depois de ter regressado de uma viagem a Itália.

16h27 - NO PARLAMENTO. "Há um doente internado que merece especial atenção por causa do seu estado clínico", todos os outros estão estáveis. "A população está tranquila e temos que fazer um esforço para manter essa tranquilidade", disse Graça Freitas, apelando às pessoas para não "açambarcarem", como em idas desesperadas aos supermercados.

16h18 - NO PARLAMENTO. Saúde24, Linha de Apoio ao Médico. "Estávamos dimensionados para um determinado padrão de procura e atingimos picos de procura que nunca tínhamos atingido". Cada acontecimento "corresponde a um pico de procura brutal nas linhas", diz Graça Freitas, explicando que está a ser testado um novo algoritmo. Ontem, por exemplo, todos os call-centers estiveram ativos.

SNS24 - Recebeu mais de 27 mil chamadas, conseguiu responder a 10.940 (contrato era até 10 mil).

Página online da DGS - Site está a ser reforçado por causa do pico de acessos.

Linha de Apoio ao Médico - "Ontem, estes médicos atenderam 1.055 chamadas". Graça Freitas deixou agradecimento a estes médicos, porque para além de atenderem dão seguimento aos casos, ativando INEM, delegado de Saúde, hospitais, etc. Diretora-geral promete que este serviço será melhorado, falando até em "médicos reformados que se ofereceram para atender chamadas".

16h12 - NO PARLAMENTO. Graça Freitas rejeita a criação "de redes de estigma" na investigação de casos suspeitos, falando no direito à privacidade dos pacientes e garantindo que "o trabalho de detetive" é feito de igual forma.

É anunciado formação para os bombeiros, que "numa fase de mitigação irão todos ter que transportar doentes". O lares também terão direito a uma formação própria, dado que os idosos estão "numa situação de especial vulnerabilidade". A GNR terá um papel primordial neste sentido, por causa da patrulha de proximidade que fazem junto desta população.

16h07 - NO PARLAMENTO. "A professora estava assintomática, é a tal estratificação de risco. Na altura, ela foi bem aconselhada", repete a diretora-geral, regressando ao caso da professora e explicando que se fosse possível não deixar passar casos não havia surto viral.

15h59 - NO PARLAMENTO. Graça Freitas já começou a responder às perguntas do deputados. "É difícil transmitir a noção de risco. (...) Estamos a fazer o melhor que sabemos e podemos até à data. As indicações devem ser seguidas à data", diz a diretora-geral da Saúde, explicando que as mesmas medidas em alturas diferentes podem ter resultados diferentes. Graça Freitas tenta responder à questão sobre a professora da Amadora a quem a DGS indicou que deveria continuar a trabalhar, sublinhando que as medidas vão sendo adaptadas à informação de que se dispõe na altura.

"Nós aprendemos, aprendemos com o A e com o B, não tendo a certeza do que é melhor, mas seguindo o que é melhor no final", disse, agradecendo a todos os médicos que vão acompanhando e estudando "fontes credíveis" para ajudar a chegar a soluções.

15h52 - NO PARLAMENTO. Neste momento, os vários deputados têm seis minutos cada para colocar as suas questões à diretora-geral de Saúde, Graça Freitas. A responsável irá responder no final.

15h48 - Já deu uma vista de olhos pelo plano de contingência ontem divulgado? O documento tem 80 páginas, mas explica em detalhe o desenvolvimento das medidas de combate ao surto.

Pode aceder ao PDF aqui: Plano de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus

Recorde as palavras do primeiro-ministro, esta manhã"Devemos prever um aumento no número de casos de infeção ao longo dos próximos dias e das próximas semanas. Nesta incerteza, devemos estar preparados para o pior cenário".

15h42 - Impacto no desporto. Pode consultar aqui uma cronologia dos principais acontecimentos desportivos em Portugal que foram afetados por causa do surto do novo coronavírus. Ia a algum jogo de futebol? A Liga esclarece aqui quem terá acesso aos estádios para os jogos da 25.ª jornada da I e II Liga que serão realizados à porta fechada.

15h35 - Chegou agora aqui? Saiba que, nesta altura, Portugal regista 41 casos de infeção confirmados e 40 internamentos. Preparando o alargamento do surto, há várias medidas de contingência já em aplicação. Eis algumas das mais importantes:

15h26 - A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, é ouvida no Parlamento sobre as medidas de prevenção e de combate ao novo coronavírus, numa altura em que a epidemia está a aumentar e Portugal regista pelo menos 41 infeções.

A audição de Graça Freitas na Comissão Parlamentar de Saúde foi pedida pelo Bloco de Esquerda e pelo PSD, que quer "obter esclarecimentos sobre as medidas que estão a ser tomadas com vista a defender a saúde pública e a proteger a saúde dos cidadãos e da comunidade face à probabilidade de propagação do novo coronavírus".

15h24 - A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), Covilhã, distrito de Castelo Branco, anunciou hoje que a Semana Académica, que se realizaria de 25 a 28, foi adiada para evitar a propagação do surto Covid-19.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório