Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Vírus: Bombeiros vão ter formação na sexta-feira centrada no transporte

Os bombeiros vão ter na sexta-feira formação setorial específica sobre o transporte de doentes com Covid-19, adiantou hoje no parlamento a diretora-geral da Saúde, que anunciou também uma orientação específica para lares de idosos.

Vírus: Bombeiros vão ter formação na sexta-feira centrada no transporte
Notícias ao Minuto

19:28 - 10/03/20 por Lusa

País Covid-19

"Estamos neste momento a desenvolver planos de apoio personalizados. Por exemplo, na sexta-feira, ao mesmo tempo em todos os distritos, vai haver formação para bombeiros no mesmo formato. Os bombeiros são uma corporação especial, porque numa fase de mitigação vão ter todos que entrar a transportar doentes. Na sexta-feira vai haver uma ação específica concertada para os bombeiros", disse Graça Freitas durante uma audição na comissão parlamentar de saúde por requerimento do PSD para prestar esclarecimentos sobre a situação em Portugal do combate ao surto da epidemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus surgido na China no final de 2019.

Da parte da Direção-Geral da Saúde (DGS), referiu, tem havido uma preocupação em manter reuniões setoriais e há o objetivo de ter cada vez mais orientações personalizadas, explicou Graça Freitas, que deu o exemplo dos hoteleiros, com os quais houve a preocupação de reunir rapidamente.

No centro das preocupações estão também os idosos, disse, manifestando uma "grande preocupação" com os lares.

"Já reunimos com a Segurança Social, com a Santa Casa da Misericórdia e os lares vão ser objeto de uma orientação própria para que os profissionais destas instituições deem apoio a uma população que para além de vulnerável, pela sua natureza, ainda está junta, confinada, o que em termos de contágio é uma situação de particular vulnerabilidade", explicou.

Em cima da mesa está também a possibilidade de pedir o apoio da GNR no contacto com os idosos.

"Estamos a pensar recorrer aos serviços da GNR. A GNR tem serviços excelentes de proximidade com os idosos, que apoia em tempo normal de gripe, por exemplo. Fazem um trabalho excelente", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório