Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

BE questiona Governo sobre descargas da ETAR de Marco de Canaveses

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre alegadas descargas poluentes para o rio Tâmega realizadas pela estação de tratamento de águas residuais de Marco de Canaveses, informou hoje o partido.

BE questiona Governo sobre descargas da ETAR de Marco de Canaveses
Notícias ao Minuto

12:20 - 06/03/20 por Lusa

País Marco de Canaveses

Segundo o BE, o equipamento situado no lugar de São Nicolau "está a fazer descargas diretamente para o rio Tâmega" e "o seu funcionamento é irregular, provocando focos de poluição".

No requerimento parlamentar, o Bloco de Esquerda assinala que a estação de tratamento é propriedade da Câmara de Marco de Canaveses, encontrando-se concessionado à empresa "Águas do Marco, SA".

"Alegadamente, a estação está subdimensionada para a população que serve e em momentos de pico de caudal despeja os efluentes diretamente para o rio", lê-se num comunicado enviado à Lusa.

O grupo parlamentar do BE, através da deputada Maria Manuel Rola, pergunta ao Ministério do Ambiente e Ação Climática se tem "conhecimento desta situação" e "qual a capacidade de tratamento desta ETAR".

Questiona ainda a tutela sobre os "danos que a situação está a causar ao rio Tâmega" e que "medidas vai o ministério tomar para garantir o correto tratamento dos efluentes".

Por outro lado, o BE quer saber se a tutela considera que "a concessão dificulta a implementação de medidas de tratamento dos efluentes".

Considerando que "as descargas são um autêntico atentado ambiental", o partido informa que vai pedir reuniões com a Câmara de Marco de Canaveses e com a administração das Águas do Marco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório