Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Rali Sprint de Guimarães. Condenados em acidente que matou três pessoas

Acidente remonta a setembro de 2014, altura em que oito pessoas foram colhidas por um veículo automóvel.

Rali Sprint de Guimarães. Condenados em acidente que matou três pessoas
Notícias ao Minuto

11:15 - 04/03/20 por Filipa Matias Pereira

País Rali

Quatro arguidos foram condenados pelo Tribunal de Braga por crimes de homicídio negligente durante a classificativa do Rali Sprint de Guimarães, altura em que foram colhidos oito espectadores, três dos quais morreram. 

O tribunal condenou quatro arguidos pela prática de três crimes de homicídio negligente, três dos quais na pena de 22 meses de prisão suspensa e um na pena de 26 meses de prisão também suspensa. Os factos remontam a setembro de 2014, quando, na EM 579-2, em Vila Nova de Infantas, Guimarães, as oito pessoas foram colhidas.

Revela a nota da Procuradoria-Geral Distrital do Porto que o tribunal considerou provado que no veículo acidentado tinham sido feitas alterações que "enfraqueceram as suas condições de segurança".

E essas modificações levaram a que, "no decurso da prova, os esforços incidentes sobre o conjunto roda/suspensão levassem à rutura gradual de parafusos de fixação, à consequente frouxidão da roda traseira esquerda e à perda de controlo do veículo por quem o tripulava". Não conseguiu, porém, provar o tribunal quem fez estas alterações.

Saliente-se que os quatro arguidos foram condenados enquanto responsáveis pela organização da prova, já que ficou provado que esta "foi posta em execução em flagrante violação das normas que regem a segurança nos ralis". Em causa está o facto de "não estarem identificadas zonas de risco, nem protegidas com equipamentos de segurança especiais" e de "não estarem estabelecidas zonas específicas de segurança para o público". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório