Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Fogo na Madeira. "Têm-se vivido situações bastante dramáticas"

Incêndio deflagrou há mais de 24 horas na Ponta do Pargo, na Madeira.

Fogo na Madeira. "Têm-se vivido situações bastante dramáticas"
Notícias ao Minuto

18:02 - 04/02/20 por Melissa Lopes

País Madeira

O incêndio que deflagrou há mais de 24h na Madeira continua ativo. As temperaturas altas e os ventos fortes terão sido o rastilho para o fogo que tem causado o "pânico" entre os habitantes. 

Sara André, moradora na Lombada dos Marinheiros, perto da Ponta do Pargo, disse na antena da SIC Notícias que passou  pela zona do Amparo, "onde houve momentos muito dramáticos, com várias habitações a ficarem em risco".

No local, relatou, "estão várias corporações de bombeiros de toda a ilha que estão a tentar controlar o incêndio", tendo como principais inimigos os ventos - "que continuam muito fortes" e os difíceis acessos.  "E os bombeiros acabam quase por se limitar a salvar as casas e os haveres das pessoas", notou. 

"Têm-se vivido situações bastante dramáticas de grande pânico por parte dos moradores locais", afirmou Sara, explicando que a zona afectada pelo incêndio é uma zona rural, com pequenos centros populacionais, e que os moradores estão a tentar salvar os seus bens e a combater o fogo com os bombeiros. 

De acordo com o Diário de Notícias da Madeira, o fogo está a chegar à zona da Lombadinha, encontrando-se, nesta tarde, os acessos muito condicionados. Há inclusive casos em que as autoridades, por questões de segurança, não deixam os carros entrarem na localidade.

O mesmo meio apurou no local que vários palheiros arderam e alguns populares estão a optar por abrigar os animais nos quintais das habitações.

O presidente da Junta de Freguesia da Ponta do Pargo, Manuel Costa, disse ao DN Madeira que as chamas estão “incontroláveis”. Os moradores estão a ser aconselhados a abandonar as suas casas por razões de segurança. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório