Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Coronavírus. Embaixada prepara retirada de portugueses de Wuhan

Um grupo de 10 de cidadãos portugueses está retido na cidade onde o primeiro caso do coronavírus foi identificado.

Coronavírus. Embaixada prepara retirada de portugueses de Wuhan
Notícias ao Minuto

14:29 - 27/01/20 por Notícias ao Minuto

País Coronavírus

A embaixada de Portugal em Pequim, na China, está a preparar um plano para retirar o mais rápido possível cidadãos portugueses que queiram sair da cidade de Wuhan - cidade onde o coronavírus foi detetado pela primeira vez.

Em declarações à RTP, o consulado avançou, esta segunda-feira, estar a tratar das autorizações necessárias para que um avião possa chegar à localidade e realizar o transporte dos portugueses

Na cidade de Wuhan estão retidos 11 portugueses. Contudo, deste grupo uma pessoa já terá comunicado que quer permanecer na China. 

O canal da estação de televisão pública adianta ainda que o grupo está a preparar a saída em articulação com a referida embaixada e que o percurso deverá passar por um voo com escala em Xangai, antes de chegar a Lisboa

No site oficial da Embaixada de Portugal em Pequim encontram-se vários avisos sobre a situação do coronavírus, sendo que o mais recente, publicado a 26 de janeiro, deixa uma mensagem à comunidade portuguesa sublinhando que "evolução da situação é muito rápida e que as decisões das autoridades chinesas em impedir a circulação de transportes ou de implementar medidas de quarentena não são comunicadas com antecedência e têm aplicação praticamente imediata".

O Governo português admitiu, esta segunda-feira, a retirada de portugueses de Wuhan, se a medida for viável à luz das regras de saúde pública e desaconselhou "viagens não essenciais" à China. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório